29/01/2023

#4 - Feminicídio: ontem, hoje, sempre? NUNCA!!!, Silvia Souza (Org.), Coletivo Vozes Marias, Fórum Cearense de Mulheres e Grupo Agar - CEBI

 Um livro pequeno, mas com um conteúdo impactante e que nos leva a uma reflexão deveras importante.

O tema feminicídio foi proposto para três grupos de mulheres: o Coletivo Vozes Marias, o Fórum Cearense de Mulheres e o Grupo Agar.

Cada grupo traz testemunhos importantes sobre o crime de feminicídio e suas consequências na vida das mulheres. Como encontrar acolhimento e espaços seguros para a discussão quando o machismo, a misoginia e outros preconceitos estão tão presentes na nossa sociedade e nas nossas igrejas? Cada grupo relata de forma clara e embasada na Palavra de Deus essa forma de acolhimento.

São mulheres evangélicas que trabalham na linha de defesa da vida das mulheres e dos seus direitos. 

Este livro traz as falas de mulheres que militam, estudam, lutam e rezam a vida sob a ótica feminista.

Silvia Souza, que organiza os artigos publicados nesse livro necessário, é uma mulher negra, biblista popular, bacharel em Comunicação Social, integrante do CEBI/PE e do Conselho Nacional do CEBI.

O Coletivo Vozes Marias, composto por mulheres evangélicas feministas, acolhem mulheres vitimas de violência, na Região Metropolitana de Recife. Apresentam um comovente relato sobre a violência estrutural contra mulheres cristãs, privadas de tudo, incluindo o acolhimento no seu espaço de fé.

O Fórum Cearense de Mulheres reúne diversas entidades em defesa da vida e dos direitos das mulheres. É um núcleo estadual da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Analisa criticamente os dados estatísticos sobre a violência contra as mulheres e o feminicídio. Denuncia que as mulheres estão abandonadas pelo Poder Público, que, principalmente nos últimos anos e durante a pandemia, ficaram entregues à morte e à violência.

O Agar é um grupo de leitura popular, feminista e militante da Bíblia - CEBI/CE. Através dos estudos realizados, reconhece a violência da vida na Bíblia, submetida a estruturas patriarcais perversas, que silenciam e invisibilizam as mulheres. Há propostas de leitura da Bíblia e de uma profunda reflexão sobre o tema.

Todas essas mulheres lutam pelo processo de transformação da vida e pelo direito básico à vida de todas nós.

Uma leitura necessária e obrigatória!!! 

Para comprar o livro e consultar outros títulos: https://cebi.org.br/produto/feminicidio-ontem-hoje-sempre-nunca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário