25/01/2008

Aniversário de São Paulo

São Paulo, terra que eu amo. Lugar onde nasci, moro e não troco ( a não ser que eu vá morar em Malibu, haha)
Uma pequena homenagem:

Bandeira Paulista
(Guilherme de Almeida)

"Bandeira da minha terra,
bandeira das treze listas:
são treze lanças de guerra
cercando o chão dos Paulistas!
Prece alternada, responso
entre a cor branca e a cor preta:
velas de Martim Afonso,
sotaina do Padre Anchieta!
Bandeira de Bandeirantes,
branca e rota de tal sorte,
que entre os rasgões tremulantes
mostrou a sombra da morte.
Riscos negros sobre a prata:
são como o rastro sombrio
que na água deixava a chata
das Monções, subindo o rio.
Página branca pautada
Por Deus numa hora suprema,
para que, um dia, uma espada
sobre ela escrevesse um poema:
Poema do nosso orgulho
(eu vibro quando me lembro)
que vai de nove de julho
a vinte e oito de setembro!
Mapa de pátria guerreira
traçado pela Vitória:
cada lista é uma trincheira;
Cada trincheira é uma glória!
Tiras retas, firmes:
quando o inimigo surge à frente,
são barras de aço guardando
nossa terra e nossa gente.
São os dois rápidos brilhos
do trem de ferro que passa:
faixa negra dos seus trilhos,
faixa branca da fumaça.
Fuligem das oficinas;
cal que as cidades empoa;
fumo negro das usinas
estirado na garoa!
Linhas que avançam; há nelas,
correndo num mesmo fito,
o impulso das paralelas
que procuram o infinito.
Desfile de operários;
é o cafezal alinhado;
são filas de voluntários:
são sulcos do nossso arado!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!"

“Hino à Cidade de São Paulo”

Autor: Victor Dagô

"São Paulo teu jesuíta,
Com seu colégio predominou,
São Paulo teu bandeirante,
Fez uma estrada, não mais parou.

São Paulo teu operário,
Da ferramenta fez devoção,
E agora de toda parte,
São Paulo inteiro faz mutirão.

São Paulo de pau e pedra,
São Paulo de pedra e cal,
São Paulo fazendo a ponte,
Do progresso nacional.

São Paulo de uma semente,
Fez o milagre da progressão,
São Paulo de uma oficina,
Fez uma industria com precisão.

São Paulo, braço de aço,
Rodando a roda do seu trator,
Do meio das engrenagens,
Nasceu uma rosa, cheia de amor,
São Paulo é assim !..."

Eu tenho orgulho de ser PAULISTANA, apesar de todos os problemas dessa linda cidade.
Um grande beijo,
Rosa

8 comentários:

  1. Oieee

    Obrigada por passar no meu cantinho!!Volte sempre!!
    =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??? Então como paulista como vc eu também amo São paulo, e este Hino à São Paulo eu cansei de cantar na escola, já não lembrava mais a letra mais é muito lindo, tchau tudo de bom....

    Josué - campinas, SP

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa, ontem fui dormir e do nada me veio à mente o hino de São Paulo que aprendi quando criança na escola. Como atualmente sou professora, resolvi pesquisar na internet a letra e a musica para passar aos meus alunos e te encontrei! Parabéns pela iniciativa! Caso saiba onde eu posso baixar a musica me avise por favor? Tks
    Isabel Cristina
    isabel.tonini@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Querida, lindo o seu blog e otima sua ideia de homenagear SP. Só um detalhe: o Hino é ao Estado de SP e não somente para a cidade, vide por exemplo, a estrofe " São Paulo teu bandeirante, Fez uma estrada, não mais parou" ( os bandeirantes abriram caminho em direçao ao interior ) e " braço de aço,
    Rodando a roda do seu trator" ( tratores aram as terras das fazendas paulistas). Outra coisa coisa: quem nasce na cidade de Sp é paulistano, PAULISTA é quem nasce no ESTADO de SP. Beijo e ano me leve a mal...

    ResponderExcluir
  5. cantei muito esse Hino a São Paulo,muito lindo,s estava procurando a letra

    ResponderExcluir
  6. Olá! Olha o “Hino à Cidade de São Paulo”
    Autor: Faltam informações

    Se eu não me engano, Para quem quiser ver tem no You Tube "http://www.youtube.com/watch?v=maSZScuc1N0"

    Parabéns! e Obrigado por trazer tantas lembranças boas da minha infância em São Paulo

    Júlio - Narita, Japão

    ResponderExcluir
  7. Esse Hino à São Paulo, para quem quiser saber é de autoria do Victor Dagô; sei porque convivi os últimos anos da vida dele, pois, ele era tio da prima de m/esposa. Não tenho dúvida do que disse nesse comentário.
    Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Quem ama São Paulo fica emocionado com essa música SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir