20/03/2019

Crônica de ontem

Queridos leitores,
Queridas leitoras,

Ontem, aconteceu um fato curioso com esta "blogueirinha" que vos fala.

Um grande evento foi realizado pelo órgão público para o qual presto serviço. No setor onde oficialmente estou designada, 90% da equipe participou do evento.

Resultado de imagem para dúvida desenhoVi diversas fotos de colegas de profissão e amigos que compareceram. Comentei algumas fotos e recebi uma mensagem privada de uma amiga perguntando: "Se você trabalha na Coordenadoria de Turismo, por quê não estava no evento? Você trabalha mesmo na Secretaria de Turismo? Se trabalha, onde estava? Ou foi exonerada? Ou só falou para que te aceitássemos como uma pessoa importante?"

A imagem pode conter: Rosa Maria Lancellotti, sorrindo, área internaFiquei um tanto atônita ao ler as questões, mas procedi a reposta: "Amiga, como respondi à alguém na rede social, somente os melhores profissionais da Coordenadoria de Turismo estavam presentes. Como não faço parte desse grupo, fiquei na Secretaria. (...) Mas eu trabalho sim na Secretaria de Turismo."

Não transcrevo a resposta inteira para ficar menos cansativo, mas achei um tanto estranho ter uma pessoa tão querida desconfiando de mim.

Passado algum tempo, recebi outra mensagem: "Mas é estranho. Em nenhum evento da Secretaria você está presente. Acho que você nos enganou. Já coloquei um alerta no grupo. Tem certeza de que é formada em Turismo? Ou é uma ilusão?"

Então, fiquei chocada demais. Como não queria perder mais uma amizade, eu simplesmente respondi: "Tudo bem."

Eu trabalho mesmo no local onde eu afirmo trabalhar. Porém, apesar de estar no mesmo setor há sete anos, 11 meses e 11 dias, eu não faço parte do seleto grupo que participa dos eventos. Faço trabalhos internos e auxilio o chefe imediato. No momento, passo por uma invisibilidade social dentro do escritório. Os profissionais não falam comigo por diversos motivos (sim, tenho culpa no cartório) e, como já contei a vocês, ninguém queria que eu me sentasse perto desse grupo de fina estirpe. Porém, tenho amizade em todos os setores para os quais não trabalho.

Imagem relacionadaAcho muito estranho a sutileza das pessoas em não adjetivarem. Era mais fácil que o comentário viesse com o vocábulo explícito: "mentirosa". Até para combinar com meu nome, como um antigo chefe fazia.

Só vim contar para meus caros leitores e minhas caras leitoras, num claro intento de se divertirem com a questão e também suscitar em vossas mentes a discussão sobre o preconceito institucional. Às vezes, começa com brincadeiras inocentes e torna-se uma violência às pessoas.

Obrigada por ler até aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário