11/12/2014

Natal?


 "O clima de Natal deve ser construído a partir do Menino Jesus."
(Dom Paulo Mendes Peixoto,
Arcebispo de Uberaba, MG) 


Quem é a figura central do Natal? Qual o significado da data? Qual o sentido?

Será que são as compras de Natal? Contrair dívidas para dar presentes para a família e amigos? Querer aparecer mais porque vai ter uma opípara ceia, num resort de luxo, e os outros terão uma ceia pequena ou nem isso? Ter a mesa farta, cheia de comida é o principal objetivo da festa?

Será que o Papai Noel faz aniversário? 

Será que o culto à árvore de Natal é a principal comemoração da data? 

Quando recebemos esses questionamentos de uma criança, procuramos educá-la para que ela saiba que Jesus vai nascer e renovar nossa esperança.

Mas Ele nasce todo ano? Não, Jesus nasce todos os dias em nosso coração, renova nossas forças diariamente e está ao nosso lado em todos os momentos.

Podemos fazer a analogia com o aniversário. Todos os anos comemoramos a vinda de Jesus para nos salvar.

Quando recebemos esses questionamentos e ouvimos falas consumistas de adultos, é hora de nos preocuparmos mais ainda. Esse adulto vive em uma realidade que não condiz com a festa do Nascimento do Menino Jesus.

Esse adulto tem que ser conscientizado e levado para ver a realidade na qual o Menino Jesus nasceu. Jesus nasceu entre os pobres. tornou-Se pobre para nos ensinar que Ele não está na ostentação, mas na simplicidade. Que não nasceu em berço de ouro, mas na manjedoura, entre os animais, os pastores e os pagãos. 

Tenho visto adultos fazendo propaganda de festas grandiosas e humilhando àqueles que não tem família e não farão nada que se encaixe nos "padrões" impostos pela sociedade que cultua o deus dinheiro.

No tempo do Advento, tempo de espera, estamos aguardando o nascimento de Jesus, temos que fazer os seguintes questionamentos: Como vou celebrar bem o Natal? Será possível eu seguir João Batista, anunciando Jesus com minha vida, com amor, perdão, misericórdia e bondade? Devo escolher um evento grandioso ou procurar fazer uma festa simples e partilhar o que tenho com aqueles que nada tem? E devemos ter em mente sempre: Jesus nasce para todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário