10/12/2014

10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma 
às outras com espírito de fraternidade."




Hoje, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Uma data que deve ser lembrada todos os dias, não apenas uma vez por ano.

A data foi instituída em 1950, dois anos após a ONU (Organização das Nações Unidas) adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal e regulador das relações entre governos e pessoas. A declaração tem trinta artigos e contém a descrição dos direitos básicos, assegurados para todos os seres humanos, não só para aqueles que acham que merecem ou para aqueles que você julga que são merecedores. Esses direitos garantem uma vida digna para todos os habitantes do Mundo, assegurando liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação, moradia, respeito, não discriminação, entre outros. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em 10 de dezembro de 1948, escrita por John Peters Humphrey com a colaboração de diversas pessoas, entre elas: Eleanor Roosevelt, Jacques Maritain, René Cassin, Charles Malik, P. C. Chang.

A declaração veio em um momento de reconstrução da vida no pós guerra, definindo a base de uma futura paz entre as nações.

A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e dar um basta a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

É um dia de grande comemorações na agenda das Nações Unidas e marcado pela entrega do Prêmio Nobel da Paz.

O Dia dos Direitos Humanos deve ser, para todos, sem exceção, um dia de reflexão. Todos os seres humanos tem direito à dignidade, a não violência, a não violação de seus direitos básicos (moradia, alimentação, educação, saúde), a ter emprego e condições dignas de exerce-lo.

Que possamos refletir a respeito de nossas atitudes nas nossas relações humanas, em todos os âmbitos. Nós tratamos todos com o devido respeito? Nós discriminamos essa ou aquela pessoa por ser negra, branca, amarela, indígenas, morador do bairro A ou Z, ser magra, gorda, nerd, geek, roqueiro, pagodeiro, etc, etc, etc? Nós respeitamos os migrantes, sejam eles provenientes de outros Estados do Brasil ou estrangeiros? Nós exercitamos a tolerância? Nós damos o direito ao outro ter uma opinião diferente da nossa ou fazemos valer a nossa? Nós estamos ouvindo as pessoas e procurando cultivar a paz?

Nossa! Quantos questionamentos! Eu me pergunto todos os dias essas questões e procuro corrigir as falhas.

Temos que trabalhar por um mundo melhor. Há quem diga que é utopia, mas, se cada um fizer sua parte, teremos uma convivência muito melhor do que a que temos hoje.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário