27/12/2018

#23 - Fascismo: Um Alerta, Madeleine Albright

Resultado de imagem para fascismo um alerta madeleine albrightUm livro super atual e uma leitura necessária se quiseres entender o que ocorre no mundo hoje.

Quem foram os personagens mais fascistas e ditadores do mundo? Por quê isso ocorre? O que está acontecendo com a democracia? O que levou pessoas comuns a seguirem ditadores?

A fantástica Madeleine Albright analisa tudo isso e mais em seu sexto livro. Não é à toa que o livro "Fascismo: Um Alerta" é o best seller número 1 do The New York Times.

"Um fascista é alguém que diz falar por uma nação ou um grupo, não se preocupa com os direitos dos outros, e está sempre disposto a usar de violência ou qualquer outros meios necessários para atingir seus objetivos", define Albright.

Escreveu este livro para fortalecer a gestão Hillary Clinton a frente da Secretaria de Estado dos Estados Unidos da América. Porém, com a eleição do Pato Donald, quer dizer, Donald Trump, o tema ficou mais forte e, em uma conversa com seus brilhantes alunos da Georgetown University, Madeleine colocou o tema em pauta.

O século XX foi definido pelo embate entre democracia e fascismo. Luta que persiste nos dias atuais. Essa luta gerou incerteza sobre a sobrevivência da liberdade e matou milhares de inocentes. 

Os capítulos devem ser lidos com atenção. Em cada um deles, Albright apresenta figuras históricas e contemporâneas que abusaram do poder e, principalmente, foram ditadores e opressores da população.

Imprime sua experiência pessoal como imigrante, uma jovem que saiu da Europa e aportou nos EUA, tentou negar suas origens e aprendeu muito com a perseguição de seu povo na Tchecoslováquia. 

O fascismo não apenas persevera, mas é a maior ameaça à paz internacional desde a Segunda Guerra Mundial, ensina-nos a Professora Albright. Os aspectos culturais, econômicos e tecnológicos de muitos países estão enfraquecendo o centro político e fortalecendo extremistas democratas e republicanos, de esquerda e de direita.

É um livro relevante para todos os tempos. Ensina-nos lições que precisamos aprender e refletir sobre.

Há um capítulo que discute sobre as redes sociais, tecnologia e fake news e um sobre questões que devemos refletir.

Adorei este livro! A Dra. Madeleine Albright colocou-me no modo reflexivo. Muitas vezes, troquei os nomes dos personagens reais citados no livro por outro nome e não é que deu muito certo?

Sobre a autora: Madeleine Albright foi a primeira mulher a exercer o cargo de Secretaria de Estado nos Estados Unidos durante o governo Bill Clinton, entre 1997 e 2001. Trabalhou na Casa Branca e foi embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas. Seguindo os passos do pai, tornou-se professora universitária. É Mestre e Doutora pela Columbia University. Atualmente, leciona Diplomacia e Ciência Política na Georgetown University.

Um livro de 2018. Super atual. Uma leitura obrigatória. Que deve nos levar a refletir sobre o tema e a nos incomodar com o que acontece no mundo e, principalmente, no Brasil.

Vale muito, muito, muito, muito, muito, muito a pena ler!!! Recomendo a leitura!!!

Resultado de imagem para madeleine albright madam secretary

Nenhum comentário:

Postar um comentário