29/05/2019

#12 - A História dos Escravos, de Isabel Lustosa

Um livro infanto-juvenil que deve ser lido por todo adulto que acha que a escravidão não existiu!

É isso mesmo, meus caros leitores e minhas caras leitoras!


Eu peguei esse livrinho na estante de um restaurante vegano (muito bom!) do Centro de São Paulo. É uma iniciativa muito legal: você pega, lê, devolve ou troca.



Bom, eu o peguei para ler no horário de almoço e me deliciei com uma história bem construída.



A historiadora Isabel Lustosa trata o tema Escravidão no Brasil em uma conversa entre uma criança e seu avô. Ilustrado pela artista Maria Eugênia, o livro "A História dos Escravos" mantém-se fiel aos fatos históricos dessa mancha na História do Brasil.


Resultado de imagem para Lei n° 3353, de 13 de maio de 1888Chico é menino curioso, da cidade e que vai passar uns dias na fazenda do avô. Assim, ele acaba aprendendo sobre o que representou a escravidão na formação do Brasil e suas consequências na vida atual do país.



O texto é apoiado por um rico material iconográfica da época, incluindo a Lei n° 3353, de 13 de maio de 1888.



O livro integra a Coleção Memória e História, da Companhia das Letrinhas. Outros títulos da coleção: "17 é TOV!", Tatiana Belinky; "Do Outro Lado do Atlântico", Pauline Alphen; "Flor do Cerrado: Brasília", Ana Miranda; "Fotografando Verger", Angela Lühning; "Histórias de Avô e Avó", Arthur Nestrovski; "Imigrantes e Mascastes", Bernardo Kucinski; "Minha Vida de Goleiro", Luiz Schwarcz; "Nas Ruas do Brás", Drauzio Varella; "Tomie: Cerejeira na Noite", Ana Miranda.

A linguagem é fácil, muito boa para adquirir vocabulário. Ideal para crianças e adolescentes. Também para adultos!

Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário