23/12/2022

Guia prático para sobreviver ao Natal quando se está de luto

 Reproduzi aqui o título da matéria, disponível em https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/vamos-falar-sobre-o-luto/2022/12/22/guia-pratico-para-sobreviver-ao-natal-quando-se-esta-em-luto.htm, para relatar o quanto é chato para uma pessoa está em luto ou passou por perdas grandes no núcleo familiar as chamadas "festas de final de ano".

É uma merda ter que desejar "Feliz Natal!" às pessoas quando você passará as supostas festas sozinha.

Neste ano, decidi que não iria dar presente para ninguém. Ganhei muitos presentes, mas o que eu queria mesmo era ter minha família de volta, ser aceita e incluída no meu trabalho e não ter as pessoas ditas "amigas" me cobrando por não morar sozinha, não dar conta de meus irmãos, não sair da casa que moro de favor, não cozinhar, não prestar para nada e assim por diante.

Decidi ainda não aderir a prática como revezamento ou confraternizações, exatamente pelo motivo de que te espinafram o ano todo e vem dar tapinha nas costas no final de ano. (E também tem o fator trabalho... ninguém quer serviço pequeno como o meu)

Também nem me esforcei para comprar as coisas que gosto: cerejas, uvas, ingredientes para farofa e para biscoitos. Nem vou me esforçar.

Ao ler a matéria, eu me vi representada ali. Amigas e amigos não desejam o tal "Feliz Natal", mas fazem uma fala de esperança e lembram do Menino Jesus, fazem uma fala religiosa. Até aí, tenho aceitado de boa.

Não será feliz, não terá folga, não será um ano diferente dos outros. Será tudo a mesma coisa.

Então, recomendo a leitura da matéria. (E não me desculparei pelo desabafo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário