20/07/2018

#13 - Grupos Jovens de Jesus, José Antonio Pagola e Carles Such Hernandéz

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer o que é um Grupo de Jesus.

Resultado de imagem para grupos jovens de jesusO renomado autor José Antonio Pagola escreveu um livro com encontros para que cristãos, não cristãos e pessoas que não acreditam encontraram-se com Jesus. É um encontro pessoal e comunitário. Pessoal porque cada pessoa faz a sua própria experiência e comunitário porque as pessoas unem-se para estudar juntas.

O livro era dirigido a grupos de estudos com adultos. Foi editada recentemente em Portugal a edição para encontro com os jovens. Na Espanha, o conteúdo foi lançado em dois livros. Ainda não tem a tradução no português do Brasil.


Essa "nova versão" traz roteiros não somente para serem seguidos, mas vivenciados.

Na primeira parte, fazemos a experiência com os textos bíblicos para conhecermos Jesus através de suas atitudes, seus passos, como viveu, como caminhou por este mundo. Na segunda parte, somos convidados a conhecer Deus através de Jesus. 

Tem por objetivo um experiência profunda com Jesus e aprofundando, de modo simples, o essencial do Evangelho.

O livro tem a pretensão de levar os jovens a fazer um percurso a fim de melhor conhecer Jesus e de enraizar a sua vida com mais verdade e fazer um mundo mais humano.

O ponto de partida dos encontros é o "Estou assim", ou seja, parte da minha realidade, de como me sinto hoje. Perpassa pela preparação para ouvir o texto bíblico, a leitura coletiva e individual do texto, reflexão, comentário, partilha, decisão, transformação, expressão, divulgação e compromisso.

Volto a afirmar que são vivências. Algumas delas foram bem fortes para mim. Vivenciei algumas e pude realizar essa experiência de encontro com Jesus e com o Pai.

Quando somos convidados a expressar o que sentimos e o que entendemos do texto e partilha, temos sugestões muito vívidas, com cantos, músicas e formas de colocarmos nosso coração e nossa experiência para fora de nosso corpo.

Após os encontros, também somos convidados a expressar nas redes sociais o que aprendemos e utilizarmos as mídias para evangelização.

Evangelizar não é querer que os outros sejam cristãos; não é impor sua religião para os outros. É divulgar a mensagem de Jesus aos quatro ventos e descobrir que até pessoas que não professam religião alguma são mais cristãos do que aqueles que cumprem as "regras".

O livro é ecumênico e também dirigido àqueles que se consideram "não crentes".

Não dá para descrever muito. É preciso fazer a experiência!

O segundo encontro, com o tema "Que procurais", foi o primeiro que me impactou. E a música sugerida para a expressão entrou profundamente no meu ser. Você poderá ouvi-la no vídeo ao final da publicação.

Aguardo (ansiosamente) que o livro seja traduzido para o português do Brasil e que eu possa utilizá-lo durante a catequese.

É minha nova obsessão: fazer parte de um Grupo de Jesus!

Já havia iniciado a experiência com o livro dedicado aos "adultos", mas a versão "jovem" fez-me ter um contato mais forte e verdadeiro. Talvez, seja pela minha síndrome de Peter Pan, mas são encontros adaptáveis para todos os grupos.

Quem quiser saber mais sobre a iniciativa, acesse o site www.gruposdejesus.com. Também pode procurar a página no Facebook e o perfil no Twitter.

Vale muito a pena conhecer o projeto e o livro! E melhor ainda: fazer a experiência com Jesus e conhecer o Pai através d'Ele.

Fica o apelo para uma das nossas queridas editoras católicas publicarem esse livro maravilhoso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário