06/12/2017

São Nicolau: Bispo que deu origem à ideia do Papai Noel

Caros leitores,

Hoje, 06 de dezembro, é dia de São Nicolau.

O Santo do Dia é muito amado pelos cristãos e deu origem à inúmeras lendas, entre elas a do Papai Noel. De uma família rica, nasceu no ano 275, em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se padre em Mira, onde ensinou sobre o Amor de Deus às pessoas, mesmo sob grande perseguição. É padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega. É patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas, em Bari, na Itália.

Sua fama é principalmente ligada à história de que, ao receber um grande quantia de dinheiro, partilhou a soma com os pobres.

Dizem que, certa vez, Nicolau ficou sabendo que três moças não tinham dote para o casamento e o pai delas aconselhou-as a serem prostitutas. Para ajudar às moças, ele jogou três bolsas de dinheiro pela janela da casa onde viviam as jovens com uma soma suficiente para o dote de cada uma delas.

Nicolau tornou-se Bispo de Mira e conquistou a todos com sua caridade, carinho, zelo e espírito de oração. Conhecido pela sua caridade e afinidade com as crianças, após o reconhecimento dos milagres, foi ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus.

Foi preso e perseguido durante o Império de Diocleciano. Há registros de que São Nicolau participou do Concílio de Nicéia, convocado em 325 pelo Imperador Constantino. Muitos bispos debatiam a natureza da Santíssima Trindade. Entre eles, estava Ário, que afirmava que a natureza do Filho não é igual a do Pai. Nicolau perdeu a paciência e deu-lhe uma bofetada. Por isso, foi levado à presença do imperador, que mandou tirar-lhe as veste episcopais e prendê-lo. Na mesma noite, segundo a tradição, teve uma visão em que Jesus lhe entregava as Escrituras e Maria as vestes. No dia seguinte, quando o carcereiro foi levar sua refeição, encontrou Nicolau com suas vestes de Bispo e lendo as Escrituras. O imperador soube do fato inexplicável e o libertou.

Considerado Santo ainda em vida, morreu em 06 de dezembro de 326 (?)*, em Mira. Logo após sua morte, a sepultura tornou-se alvo de intensa peregrinação.

A imagem do velhinho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro provêm dos países do Norte da Europa. A figura de bondade infinita e caridosa, foi vestida roupa vermelha e é exemplo de grande amor às crianças e aos pobres, além da Alegria de estar a serviço do irmão.

*Alguns autores, referem-se ao ano 350.

Fontes: 
https://www.oarcanjo.net/site/index.php/testemunhos/sao-nicolau/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_de_Mira
https://pt.aleteia.org/2016/12/23/5-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-sao-nicolau-o-papai-noel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário