27/01/2021

#2 - A Bailarina de Auschwitz, de Edith Eva Eger

 Sabe aquele momento em que você pega um livro achando que é uma história ficcional misturada com fatos históricos?

Pois é! Foi assim que comprei esse livro. 

Quando comecei a ler, vi que tinha um quê de autoajuda, mas, fui caminhando com a Dra. Edith Eva Eger em sua trajetória de vida, ouvindo cada palavra que ela contou e entendendo seu método de tratamento.

Passar um ano no campo de extermínio, Auschwitz, transformou sua vida. Com o sofrimento e todos os sentimentos que vêm com a experiência, a Dra. Eger se curou e levou seus pacientes ao caminho da cura.

É um método interessante. E ela foi aluna de Carl Rogers e teve contato com Viktor Frankl. Com base nos mestres, construiu sua trajetória profissional.

Um livro que traz uma história inspiradora e marcante de uma jovem bailarina que viveu os horrores da guerra e foi levada para um campo de extermínio pelo exército alemão.

Os pais dela foram enviados à câmara de gás. Uma de suas irmãs estava em outro país e, por isso, não foi enviada com Edith e a outra irmã, Magda, para Auschwitz.

Edith passou pela experiência horrenda do campo de extermínio e foi encontrada pelos soldados americanos em uma pilha de mortos.

Mesmo depois de tanto sofrimento e humilhação nas mãos dos nazistas, lidou anos com a culpa e as lembranças. Mas ela escolheu trilhar o caminho do perdão, da aceitação e da liberdade. Quis também ajudar as pessoas e se tornou psicóloga.

Hoje, com mais de 90 anos, ainda trata seus pacientes que lutam pela sua vida, com transtornos variados e veteranos de guerra com estresse pós-traumático.

É um relato dramático e impressionante. A Edie é uma pessoa extraordinária que nos leva a trilhar seu caminho de sofrimento e redenção.

Uma pequena mulher, mas com um ensinamento gigante!

E que dia mais emblemático para eu terminar esse livro. Hoje, é o Dia da Libertação de Auschwitz, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Dia de fazer memória de todas as pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas e nos campos de extermínio.

O livro é editado pela Sextante e tem opções impressa, audiobook e e-book. Visite: https://sextante.com.br/livros/a-bailarina-de-auschwitz/

Para saber mais sobre a Dra. Eger: https://dreditheger.com/

Vale a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário