10/03/2020

Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio

Resultado de imagem para formação de mediadores de educação para patrimônio


A Fundação Demócrito Rocha - Universidade Aberta do Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, promove o curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio, em formato modular e totalmente online.

Segundo o Art. 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, os"bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: (I) as formas de expressão; (II) os modos de criar, fazer e viver; (III) as criações científicas, artísticas e tecnológicas; (IV) as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; (V) os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico” formam o patrimônio cultural brasileiro.

O curso é uma ação que visa a descentralização de ações formativas, expandindo para todos a oferta de formação em cultura, articulando instituições e agentes sociais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos. Cada cursista é provocado a atuar como mediador de educação patrimonial na comunidade e/ou equipamento em que está inserido, contribuindo para que as pessoas ampliem suas possibilidades de inclusão social, por meio do acesso à informação, do diálogo, da fruição dos bens culturais e do seu exercício da cidadania, explorando as possibilidades e o potencial de conscientizar a população sobre os seus principais conceitos e de promover o sentimento de pertença, promovendo oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento a partir do seu contexto sociocultural e ambiental de seu entorno.

É voltado para a qualificação de professores em geral, educadores sociais, sociólogos, antropólogos, historiadores, gestores e profissionais da Cultura, servidores públicos, integrantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de movimentos comunitários, profissionais de Turismo, artistas etc.

São doze módulos que abordam a importante temática: Patrimônio e Educação Patrimonial. Tem carga horária de 160 horas e, ao final, certificará o participante que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na prova online.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é muito bem organizado e fácil de se lidar.

Tenho gostado muito de agregar esse conhecimento a graduação em Museologia e ao Turismo. Os professores são extraordinários! É uma vivência deveras interessante. Estou adorando o curso, o conteúdo, os professores... Fortalece a intersetorialidade e transversalidade da cultura, reconhecendo e salvaguardando o patrimônio.

E é possível se inscrever até o dia 03 de maio de 2020. Venham se juntar à nós nesse grande aprendizado.

E agradeço muito à querida amiga Andréia Marcondes pela dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário