31/12/2020

O que foi 2020?


Comecei 2020 dizendo para mim mesma: "Esse será o ano da sua vida! Você vai realizar seus sonhos!"
Mas não foi bem assim. Porém, não posso reclamar. Foi realmente o ano da minha vida!

Janeiro, comecei a concretizar um desses sonhos: cursar a faculdade de Museologia. As aulas começaram em fevereiro eu passe pelos dois semestres, com notas boas e tenho uma turma muito legal!

Em março, as coisas começaram a ficar estranhas. Fui chamada de negacionista recentemente por uma colega que me elogiou por mudar de ideia sobre a pandemia. Bem no início, eu pedia calma para as pessoas e pedia para esperar para ver. Eu passei pela epidemia de H1N1, em um trabalho que me fez enxergar e aprender sobre os exageros e notícias falsas que podem ser geradas por uma doença. Conforme fomos entendendo o que estava acontecendo e ouvindo os especialistas, eu fui tomando as precauções devidas. Até entrei em teletrabalho por minha conta. 

Diversos problemas foram causados por essa nova forma de trabalho, ainda não estão superados, mas vamos levando como dá.

Só que tive um projeto maravilhoso, no qual fui muito bem acolhida pela equipe e tenho orgulho de ter visto o resultado. Trabalhei com outro grupo, que dá um duro danado para me aguentar, mas é um grupo muito querido.

Voltando aos estudos, fiz cursos maravilhosos, assisti à palestras de outros lugares desse Brasil e tenho um monte de certificados legais para colocar no currículo.

Desde dezembro/2019, eu vinha planejando a viagem dos meus sonhos, recheada com um concerto lindo bem no dia do meu aniversário, mas, com a pandemia, fui vendo o sonho ruir. Tudo cancelado. Até a minha companhia nessa viagem desistiu. Mas eu não! O sonho não acabou, foi apenas adiado por mais um tempinho. Quem sabe será minha viagem de formatura?

De março até agora, estou em casa, com ocasionais saídas, mas mantendo a quarentena e a neura (que já existia) de higienizar tudo.

Mas nesse período de confinamento, pude assistir a concertos maravilhosos, ao vivo, com e sem a compra de ingressos. Os do Josh Groban já foram relatados na publicação disponível em: https://mundoparticularrosa.blogspot.com/2020/12/o-meu-ano-de-2020-com-josh-groban.html. (Há a versão em inglês para os amigos de outros países)

Como também publiquei aqui, fiz várias visitas virtuais à museus e centros culturais do mundo. Aprendi muito e realizei sonhos antigos. Visitei o Hermitage, na Rússia, e a Casa de Cora Coralina, que são meus favoritos.

Participei de atividades online de toda forma. Reclamava do Zoom e do Meet do trabalho - nao aguentava mais - mas encarava um Zoom com palestra sobre Museologia e Turismo.

Tive a oportunidade de assistir as divas Fafá de Belém e Mari Belém ao vivo, assistir lives com meus artistas favoritos e participar de diversas Comic Con, mundo afora. Assisti todos os painéis possíveis de Power Rangers!!! Vi David Yost, Jason David Frank e Amy Jo Johnson falando ao vivo e respondendo perguntas dos fãs. É outra coisa ver ao vivo! Mesmo que pela tela do computador! Ou da televisão!

Foi o ano no qual o meu ídolo e as minhas ídolas se comunicaram comigo. Eu me senti poderosíssima! Uma subcelebridade! A lista é curta, mas Liz Callaway curtiu meu tweet sobre um de seus vídeos; falei com a Fafá e a Mari Belém em uma live, além da Mari me seguir no Twitter (a melhor rede social do mundo!!!); e, lógico, Josh Groban falou comigo duas vezes no chat do Youtube (esse é o motivo de eu amar um chat do Youtube).

Tivemos que usar máscaras. Comprei algumas maravilhosas de pequenos, médios e grandes fornecedores.

Nesse período, também divulguei diversas empresas para comprar sem sair de casa. Não recebi nada de nenhuma delas. Só consumi, aprovei o serviço, o produto e divulguei.

Quando isso terminar, eu serei a mesma pessoa, Talvez, bem pior. Mais egoísta. Mais fechada. Mas com meus sonhos realizados. Eu sou uma contradição sem fim! 

Realmente, não tenho o que reclamar. 2020 foi o ano da minha vida! 

Eu sei que muitas mortes aconteceram, muitas pessoas perderam seus empregos, muitos estão sofrendo, temos um desgoverno etc etc etc. Mas sou grata por tudo que aprendi, ganhei e perdi. Tudo é uma lição.

Há alguns anos, a troca de ano significa a troca de folhinha. A passagem de 2020 para 2021 não será diferente. A pandemia continua aí. Não sabemos como será, mas vamos esperançar, como ensina o Mestre Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário