29/04/2020

Para conhecer sem sair de casa e quando puder também: Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) é um dos meus museus preferidos.

Pensa na pessoinha que estava pesquisando para fazer o trabalho para a disciplina de Museologia e Educação e descobre as atividades do MAS em casa? Pois é! Além de ficar mais em dúvida sobre o que escreverei no meu trabalho, eu encontrei umas atividades muito legais.

O visitante pode participar de atividades online e se divertir. Eu montei o quebra-cabeça de um pedacinho do Presépio Napolitano. O objetivo é montar a cena em um tempo menor que o do Educativo. Eu perdi, mas é bem legal! Acesse: http://museuartesacra.org.br/categoria/mas-em-casa/

Navegando pelo site é possível ter contato com uma parte do acervo maravilhoso do museu.

O museu é o resultado de um convênio celebrado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. É o prédio do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, idealizado e construído sob orientação de Santo Antônio de Santanna Galvão.

O acervo começou a ser formado, em 1907, pelo primeiro Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que recolhia imagens sacras de igrejas e capelas de fazendas demolidas após a Proclamação da República.

É uma delícia visitar esse museu e se aprofundar em sua história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário