27/10/2008

25 de outubro

Data em que comemoramos:

- Aniversário de Nascimento de Pablo Picasso:



Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso, nasceu em Málaga, a 25 de Outubro de 1881, e faleceu em Mougins, a 8 de Abril de 1973.
Foi um dos mestres da Arte do século XX. Considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Conhecido também como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança. (A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá; tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso.)

Fonte: Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

- Dia internacional do Macarrão:



Comemorado em diversos países no dia 25 de outubro, o macarrão merece uma data de aniversário por sua popularidade e capacidade de agradar.
Esta data foi escolhida por fabricantes de diversos países durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, realizado em 1995, e passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1998 com a promoção de eventos pela ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e por diversos restaurantes. O Brasil ocupa o terceiro lugar em consumo, com 1,3 milhão de toneladas/ano, atrás dos Estados Unidos em segundo e, claro, da Itália em primeiro.
Há controvérsias quanto à origem do macarrão, mas não há dúvidas de que foi a partir da Itália que se tornou tão amado e popular. Acredita-se que no século 14 o explorador Marco Polo tenha introduzido a massa naquele país, trazendo-a da China. Alimento básico na Itália durante anos, a massa passou a ser produzida em escala industrial apenas depois de 1840. Consumido mundialmente, o macarrão (nome pelo qual a massa é chamada no Brasil) pode ser dividido genericamente em dois estilos: o italiano, preparado com farinha de trigo, e o oriental (os noodles), preparado com diferentes farinhas e geralmente no formato de fios longos. Outros países trazem versões de massas com inspiração italiana, como o caso da varenyke russa, semelhante a um ravióli.
O estilo italiano emprega farinha de trigo de "grano duro" e água para as massas secas, e farinha de trigo e ovos para as frescas. Os formatos são os mais diversos. Marcella Hazan grande divulgadora da cozinha italiana nos Estados Unidos e em outros países, em seu livro La Cucina (Companhia das Letras) faz uma comparação entre a massa fresca caseira e a seca industrializada: "A massa de ovos feita em casa é o cashmere; o macarrão industrializado, comprado em supermercados, é o linho. O último tem uma superfície dura, impenetrável, que pode levar com destreza molhos à base de azeite de oliva sem se tornar saturado, liberando um gosto vivo e fresco. A massa com ovos feita em casa tem um tecido quase invisível, mas aberto; ela é porosa e absorvente. Dificilmente você irá querer combinar um molho com azeite e uma massa de ovos, porque quando ela absorver aquele azeite, desenvolverá uma textura desagradavelmente escorregadia. O que ela deseja são os deliciosos molhos de manteiga e creme, para os quais é o receptáculo ideal. A massa de ovos abraça o molho; o macarrão de semolina escorrega nele." Usar um ou outro tipo de massa depende do que se quer preparar.

Texo retirado de: http://revistamenu.terra.com.br/edicoes/107/artigo63461-1.htm

- Dia da Saúde Dentária / Dia do Dentista Brasileiro:

A Lei nº 3.504, de 24 de dezembro de 1.958 instituiu o "Dia Nacional da Saúde Dentária" em 25 de outubro de cada ano, sob o patrocínio do Serviço Nacional de Educação Sanitária do Departamento Nacional de Saúde, com a colaboração da União Odontológica Brasileira e da Federação Nacional dos Odontologistas. A escolha da data - 25 de outubro - deveu-se ao fato de, em 25 de outubro de 1.884, terem sido criados os primeiros cursos de odontologia no Brasil, nas Faculdades de Medicina do Rio e da Bahia.

Fontes: http://www.fiomaravilha.com.br/projetos/frm_cap09.htm
http://www.cph.com.br/estemes_outubro5.php

- Dia da Democracia:

É difícil precisar o número de democracias existentes no mundo, hoje, pois não há uma linha clara entre ditaduras e democracias. Muitos países afirmam que têm eleições livres, mas só o partido do governo vence; portanto, se são democracias de um só partido, são governos maquiados de democracias.
O regime da soberania popular ativa e o respeito integral aos direitos humanos são os fundamentos da democracia - direitos humanos não só de origem liberal, como os direitos individuais e as liberdades individuais, mas também direitos econômicos e direitos sociais. Essa nova definição de democracia rompe com aquela visão tradicional que limita a democracia à existência de direitos e liberdades individuais, além de eleições periódicas.
De acordo com o artigo 3o da nossa Constituição Federal, são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I) construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II) garantir o desenvolvimento nacional;
III) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Na democracia direta, os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação. Na democracia representativa, conhecida como República, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, os quais depois votam os assuntos em favor dos primeiros. A democracia direta se tornou cada vez mais difícil e, por pura necessidade, se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce. Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo ético, classe ou sexo; por isso, é facultativo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal e, às vezes, é obrigatório, para que a democracia seja mantida.
O direito de voto, normalmente, é negado a prisioneiros. Alguns países também negam esse direito aos condenados por crimes graves, mesmo depois de libertados.
O preâmbulo da Constituição Federal brasileira, de 1988, reflete o ideal democrático do povo brasileiro:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a Assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Texto retirado de: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=25&Mes=10&DataComID=407

- Dia do Sapateiro:

A data escolhida para celebrar este dia é a mesma da festa de São Crispim e São Crispiniano, que eram irmãos, exerciam esta profissão e são considerados os protetores dos sapateiros.

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=34524

Nenhum comentário:

Postar um comentário