09/09/2011

PASSOS DOS JESUÍTAS - ANCHIETA É INAUGURADO DIA 14


PASSOS DOS JESUÍTAS - ANCHIETA É INAUGURADO DIA 14

Evento conta com encenação de Nuno Leal Maia,e  participação de Bruna Lombardi e Riccelli; Rota vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo diretamente 13 municípios
O governador Geraldo Alckmin inaugura, no próximo dia 14 de setembro (quarta-feira) no Entreposto de Pesca, em Peruíbe, a primeira ação do projeto Caminha São Paulo: a rota “Passos dos Jesuítas – Anchieta”. Trata-se de um caminho de peregrinação e contemplação pelo litoral paulista que vai de Peruíbe a Ubatuba, envolvendo 360 km.   Nesse momento, será disponibilizada a etapa Peruíbe-Bertioga, que termina no Forte São João e tem 120 Km.
"Passos dos Jesuítas - Anchieta"  é uma rota inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta.  Inclusive, um dos destaques do evento de inauguração é a participação do ator Nuno Leal Maia, que interpretará o jesuíta homenageado em um ato teatral e percorrerá um trecho do caminho.  
Também confirmaram a participação no evento o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, que recentemente lançaram o filme “Onde Está a Felicidade”. A produção, dirigida por  Riccelli e estrelada por Bruna, fala sobre uma apresentadora de programa que resolve partir em peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, procurando a verdadeira felicidade.
Na cerimônia de abertura, a Secretaria de Turismo também vai disponibilizar uma arquibancada para 500 pessoas, que poderão prestigiar a saída dos primeiros participantes do projeto.
Rota - O caminho possui uma rota alternativa, que começa em Cubatão, e diversas outras naturais que permitem ao turista conhecer diversos pontos históricos da região. Tudo sempre indicado por placas e avisos, que permitem que o visitante faça seu passeio ou sua peregrinação com segurança e precisão.
Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br, que será lançado junto com o projeto. Na inscrição, o caminhante recebe um código de barras para ser trocado por um cartão inteligente em um dos postos de troca. Esses postos serão instalados, normalmente, nas secretarias municipais e postos de informação turística das cidades participantes.
O cartão servirá como identificação para que o caminhante receba descontos em pousadas e restaurantes. Ele contém um chip que, ao ser passado por pórticos eletrônicos espalhados pela rota oficial, registra a passagem na página pessoal do usuário no site.  Essa página terá um espaço em que o usuário poderá escrever relatos, publicar fotos e compartilhar sua experiência com outros participantes do Caminho.
Registrada a passagem do viajante por ao menos 12 pórticos, o site gera, automaticamente, um certificado on-line para ser impresso no portal: o “Jesuit Magna”. Além disso, durante a caminhada, os parentes e amigos podem ter acesso aos locais por onde o andarilho passou, por meio de sua página personalizada e os registros feitos pelo cartão inteligente.
O portal também vai ter produtos à venda na “Loja do Caminhante”, como bonés, camisetas anti-suor (dry-fit), mochilas, cajados, medallhões e até chapéus australianos. Tudo personalizado.
Segundo o secretário de Turismo, Márcio França, em breve serão criadas outras rotas dentro do Caminha SP, mais focadas em cidades no interior. Os homenageados podem ser o Borba Gato, o Padre Manoel da Nóbrega, o Fernão Dias, ou outras personalidades que contribuíram para o desbravamento de São Paulo.
“O Passos dos Jesuítas é uma redescoberta do litoral paulista e suas belezas. Todos os municípios participantes já estão se sensibilizando para aumentar seus produtos turísticos e atrair cada vez mais visitantes. É um incentivo à hotelaria, ao comercio e à integração da região do litoral como um todo”, diz o Secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário