17/02/2021

Vamos falar sobre Tanatoturismo, Dark Tourism, Turismo Mórbido ou Turismo Macabro?

Sempre associei essa prática àquelas visitas a lugares considerados mal assombrados ou aos roteiros noturnos pelas nossas cidades, contando histórias de terror ou macabras.

Mas já tem estudos sobre esse "segmento de turismo". Dark Tourism ou Turismo Dark é feito por pessoas que buscam conhecer palcos de tragédia e lugares lúgubres. Tanatoturismo, derivado da tanatopraxia, é outra denominação para a prática, que significa empreender uma viagem de turismo ao encontro da morte.

Há algum tempo, levantei essa discussão na Museologia, com o olhar para objetos sensíveis e locais que possam de alguma forma ofender à dignidade humana. Minha postura e questionamentos foram considerados antiéticos por professores e colegas, porém, unindo com a visão de Turismóloga, vejo que nem tudo é sadismo ou ofende à dignidade da pessoa humana.

Para mim, Rosa Maria, uma coisa é visitar Chernobyl e outra, visitar Auschwitz. Ambos tem conotação histórica, mas são experiências diferentes. Considero Chernobyl uma prática do Turismo Dark e Auschwitz, um sítio histórico.

Eu fiz a experiência de Auschwitz, tanto de forma presencial como virtual. Foi uma experiência marcante e de enxergar o que leva governantes e a massa a terem posturas atrozes. Experienciar o que a falta de Misericórdia faz.

Ué? Chernobyl não é a mesma coisa? Tem aspectos parecidos, mas quando você se expõe ou expõe teu turista à situações de extrema periculosidade, eu acabo questionando se vale realmente vender e pagar o preço que for por uma experiência dessas.

Vi alguns vídeos de visitas monitoradas à Chernobyl, mas não divulguei aqui neste blog, por princípios. Eu nunca sugeriria a meus leitores e leitoras colocaram-se em situações de extremo perigo, como ser exposto a radiação.

Outro atrativo que considero parte do Turismo Dark é a mansão Winchester. A visita virtual é paga. Ainda não investi nela, mas quem sabe? Os mistérios que cercam essa construção, com passagens secretas, fantasmas, portas que dão em abismos etc. são o grande chamariz. 

Quando ouvi e li sobre o termo Tanatoturismo, já pensei em um imersão na preparação de corpos ou empalhamento de animais. Minha imaginação vai longe! Mas quando li a respeito, vi que nada mais é do que a busca por estar em lugares de grande tragédia. 

Visitar o National September 11th Memorial & Museum faz dessa busca e mescla um pouco de cada definição. Eu não tenho coragem de entrar no Museu, mas ainda pretendo visitar o Ground Zero, ou seja, o memorial em homenagem às vítimas e fazer a reflexão (e não julgamento) do que aconteceu lá.

Pompéia, na Itália, também está na lista de destinos dessa prática. Eu vejo o local como sítio, mas tem um quê mórbido. 

Visitar cemitérios também tem sido uma visita comum para alguns turistas adeptos ou não do Turismo Dark. Eu mesma quero visitar Arlington um dia. (Mas aí tem referência de "Arquivo X")

A Revista Viagem e Turismo apresenta diversas matérias sobre o assunto e com destinos bem diversos. Não concordo que Turismo Ufológico se encaixe na terminologia que estamos discutindo, mas está na lista sobre Dark Tourism. Você pode consultar em: https://viagemeturismo.abril.com.br/tudo-sobre/dark-tourism/

Todos os termos são parecidos, mas, na minha cabeça e com as leituras, fiz a divisão que apresentei à vocês.

Essa é minha opinião. Pode ser que, com literatura a respeito, eu mude de ideia. Alguém tem alguma leitura ou algo sobre o assunto para indicar?

Já me indicaram o "Turismo Macabro", da Netflix. Mas não encontrei as respostas lá. Indicaram também o programa do William Shatner, na televisão a cabo. Assisti alguns episódios e gostei de bem poucos.

Porém, a intenção dessa publicação é levantar a questão e suscitar a discussão sobre o assunto. Você já fez alguma experiência do tipo? Vamos construir conhecimento juntxs?

Algumas matérias interessantes sobre o assunto:

1 - Turismo Dark prospera em Chernobyl e em antigos campos de concentração - https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto/turismo-dark-prospera-em-chernobyl-e-em-antigos-campos-de-concentracao/5fa54e7cf7de161800763efe

2 - Turismo Mórbido, a tendência crescente de visitar lugares marcados por tragédias - https://www.bbc.com/portuguese/geral-46400189

3 - Turismo Dark1: descubra o que é e quais os principais roteiros - https://turismo.eurodicas.com.br/turismo-dark/

Nenhum comentário:

Postar um comentário