15/01/2019

Reflexão do dia: Você iria a um cruzeiro para chegar ao fim da terra plana?

Imagem relacionadaCaros leitores,
Caras leitoras,

Todos e todas sabem que adoro uma polêmica, não é mesmo?

Pois bem! Creio que estamos na Idade Média novamente!

Tenho visto algumas publicações de que a Terra é plana? A ciência já provou que essa teoria está equivocada, mas vamos à nossa conversa de hoje:

O melhor canal do mundo, o History, publicou em suas redes sociais uma matéria com o título "Grupo que acredita que a Terra é plana organiza cruzeiro até a 'borda' do planeta", disponível no endereço https://seuhistory.com/noticias/grupo-que-acredita-que-terra-e-plana-organiza-cruzeiro-ate-borda-do-planeta. Então, depois de lê-la e assistir o vídeo com o genial Giorgio A. Tsoukalos, tive certeza de que acho que o produto comercializado para esse grupo pode ser denunciado para o Procon.

É óbvio que tive uma boa formação acadêmica e sei que a Terra é uma esfera. Porém, como boa turismóloga, não posso ver uma empresa comercializar um produto como esse.

O cruzeiro está sendo organizado por uma entidade chamada Conferência Internacional da Terra Plana e está previsto para zarpar no ano de 2020.

A viagem é anunciada como "a maior, melhor e mais ousada aventura de todos os tempos". Sim, meu povo: navegar até o ponto no qual a terra termina. Será que, como os "desbravadores" portugueses acreditavam, o monstro marinho vai comê-los?

As cartas náuticas a serem utilizadas não podem ser as atuais, pois o sistema global de localização leva em conta uma Terra esférica. Se forem utilizar as cartas da época das "grandes navegações", creio que estejam um tantinho (bem pouco!) desatualizadas.

A viagem foi destaque ontem no site da "Revista Viagem e Turismo". A matéria pode ser conferida no link https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/cruzeiro-terraplanista-quer-chegar-ate-a-beira-da-terra/.

Para saber mais sobre a entidade organizadora (creio que não seja uma agência de turismo legalizada), pode visitar o link http://fe2019.com/.

Visitei os links, li as informações e fiquei na mesma. Como é que pode se questionar estudos que datam de 330 a.C., de um tiozinho pé de chinelo chamado Aristóteles e depois de um cara super fofo Fernão de Magalhães? A ciência não era lá muito avançada, mas foi o surgimento de muitos pensadores e de teorias que regem nossas vidas. Também tivemos tiozinhos legais como Galileu Galilei e Nicolau Copérnico.

Como aluna de colégio católico, aprendi que uma Força Superior tem dedo em tudo que há no Universo (infinito!). Mas, nunca, nunca, nunca, ouvi uma teoria absurda. A ciência sempre foi respeitada, estudada e aprofundada.

Depois de minhas considerações, quais são as suas, caro leitor, cara leitora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário