31/10/2017

Feliz Dia das Bruxas!!!



Caros leitores,


Você realmente sabe o que é o Dia das Bruxas ou Halloween?

É um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, principalmente, nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos povos antigos que viveram nesses países.

O termo "Halloween" data de 1745 e deriva do termo escocês "All Hallow's Eve", ou seja, véspera do Dia de Todos os Santos.

Acredita-se que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e o de 1° de novembro ocorra a noite sagrada dos povos antigos. É o momento quando o portal entre o mundo dos vivos e dos mortos se abre. Os espíritos andam pela Terra  até o portal se fechar no dia 02 de novembro.

Algumas culturas celebram o dia com muita festa, com dança e música, em homenagem aos antepassados. Essas celebrações tem muita comida e bebida, principalmente, as preferidas dos falecidos.

As fantasias são utilizadas para confundir os espíritos. Servem para que eles pensem que todos são mortos caminhando pela Terra.

É uma festa criada com base na cultura celta e pagã. Porém, não tem nada de satânico!

É um culto aos antepassados, com pitadas de romance nas histórias criadas em cima da temática. É um dia de festa e alegria.

Por isso, as crianças saem às ruas pedindo doces. Para celebrar a alegria e brincar.

Cá, em terras tupiniquins, instituíram o tal Dia do Saci, para ter uma comemoração brasileira na data. Há quem veja sentido, há quem não!

Para mim, é um dia de alegria, de brincar, de dar e receber doces, de fazer o bem (porque as bruxas pós modernas não pregam o mal, só o bem e a harmonia).

Fui criada em família católica, mas sempre tive meu chapéu de bruxa, meu caldeirão, meus duendes, fadas, etc. Nunca fui castrada quanto à imaginação e quanto às tradições.

Gosto muito da cultura celta e tem muita influência sobre alguns crenças cristãs.

Vamos procurar nos informar sobre as tradições antes de sair falando bobagem?


Um comentário:

  1. Fui criada em uma cultura onde as bruxas, halloween, sacy e outros eram todos do mal. Sempre tive muito medo desses personagens e criei meus filhos e agora netos e bisnetos do mesmo jeito. A partir de hoje vendo as postagens das amigas no Face, comecei a entender que era uma brincadeira, Procurei me informar e cheguei nessa página onde obtive informações que estão acabando com o meu medo.

    ResponderExcluir