12/07/2014

1 ano de JMJ

Queridos leitores,

Tudo começou quando o Papa Emérito Bento XVI fez o convite para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, ao encerrar a JMJ de Madri.

Desse momento em diante, soubemos da nossa grande responsabilidade e da graça recebida.

O grande início para nós foi a peregrinação dos ícones da Jornada, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil. São Paulo foi a primeira a receber o Bote Fé e os ícones, em 18 de setembro de 2011, no Campo de Marte. Ao som de Emanuel, recebemos os ícones com alegria e devoção.

Em 21 de setembro, recebemos o ícone em nossa comunidade, na Universidade São Judas Tadeu. Ao tocar a Cruz Peregrina, sentimos que havia chegado a hora de nos doar um pouco e nos preparar para evento tão grandioso.

Em meados de 2012, a comunidade iniciou as reuniões de preparação para a Semana Missionária e para enviar um grupo para o Rio de Janeiro.

O envolvimento da comunidade foi fundamental para que nosso grupo fosse ao Rio e, principalmente, receber os 13 peregrinos vindos da Lituânia.

A Semana Missionária começou a exatamente 1 ano, em 12/07/2013, quando os lituanos foram recebidos no Aeroporto Governador André Franco Montoro pelo Padre Julio Lancellotti e pelos voluntários da paróquia. Numa recepção calorosa, eu, demais voluntários e famílias acolhedoras recebemos na Paróquia São Miguel Arcanjo o grupo. Um momento de grande emoção.

O grupo chegou cansado, mas no final de semana participaram ativamente das atividades culturais.

No almoço do sábado, fomos agraciados com a grande surpresa: recebemos um coral folclórico da Lituânia. Vozes encantadoras. Após, fomos ao Terminal Rodoviário do Tietê e fizemos um passeio pela região da Luz.

Na missa do domingo, na Capela da Universidade São Judas Tadeu, apresentamos os peregrinos à comunidade. Foi um dos momentos que mais me marcaram. Com meu inglês macarrônico, tentei fazer algumas traduções, mas palavras não eram necessárias. No terceiro dia de convivência, o entrosamento já era total.

Após a missa, fomos ao Sesc Belenzinho. Qual não foi nossa surpresa quando o grupo viu uma apresentação de capoeira e nos relatou que na terra deles há um esporte parecido. Brasileiros e lituanos jogaram capoeira e mais uma vez o idioma não foi barreira.

Durante a semana, voluntários acompanharam o grupo às atividades e o grupo, bem à vontade, aventurou-se pela cidade de São Paulo.

Os lituanos ainda participaram da vígilia da Região Belém, no Ceret, e da Missa de Envio, na Praça Heróis da FEB. Nestes últimos eventos, os europeus já estavam "mais soltos" e dançaram e cantaram junto com os demais peregrinos e brasileiros.

Fico feliz por ainda manter contato com essas pessoas, esses amigos que muito nos ensinaram e levaram um pouco de nós para Wilnos.

Em 22 de julho de 2013, iniciamos a nossa Jornada Mundial da Juventude. Partimos pela manhã com destino ao Rio de Janeiro. Um grupo que já se conhecia, mas fortaleceu a amizade durante a semana que passamos juntos. Vivenciamos momentos maravilhosos e algumas coisas que foram grande aprendizado, como por exemplo 10 horas na fila para pegar o kit peregrino.

É muito bom lembrar do que aprendemos e vivenciamos durante a JMJ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário