22/10/2022

#10 - O sequestro da Independência: uma história da construção do mito do Sete de Setembro, de Carlos Lima Jr, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf

 Ano de Bicentenário da Independência. Tinha que ler algo sobre a real situação do Brasil na época da efeméride e fazer as conexões com a atualidade.

O livro discute os sequestros do fato passado, suas consequências, sua instrumentalização a favor de interesses políticos a partir de imagens. É uma construção importante nos tempos sombrios que vivemos e que lutamos para reverter.

A história oficial é euroupeia, pacífica, masculina e unificadora. Cabe aos estudiosos desvelar os fatos, acontecimentos e análises. A nós cabe estudar, estudar, estudar, interpretar, fazer relações, refletir e não sair falando bobagem.

O ponto de partida de uma farta coleção imagética é o quadro de Pedro Américo, "Independência ou Morte! / Grito do Ipiranga", exposto no Museu Paulista / Museu do Ipiranga. Carlos Lima Jr., Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf analisam a formação complexa da identidade nacional brasileira e a transformação do motivo retratado na referida obra em símbolo do rompimento com a Coroa Portuguesa e como cena verídica.

A conjuntura é analisada desde as tensões do Segundo Reinado, passando pela disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo pela Independência, a instrumentalização do fato histórico pela ditadura militar, chegando ao atual (des)governo que tenta sequestrar e imitar D. Pedro I em diversas ocasiões.

O livro mostra os esquecimentos e silenciamentos das narrativas para a chamada Independência. É a "política de sequestros". Cada grupo sequestrando e tornando a tal Independência algo que somente existe em sua imaginação.

O convite a reflexão crítica já inicia com a imagem da capa, com uma releitura crítica do famoso quadro de Pedro Américo, feita pelo artista Daniel Lannes. Em primeiro plano, vemos uma figura em vermelho, o carreiro da obra monumental, com uma lança na mão. A emancipação é um processo coletivo e não individual. É do povo todo e não de uma figura militar, masculina e autoritária.

Um livro que dá voz para todos as personalidades e comunidades invisibilizadas e silenciadas no processo da Independência do Brasil. 

Material riquíssimo e muito atual. Estudos profundos, reais e que nos fazem refletir muito.

Leitura obrigatória!!! Vale muito a leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário