20/07/2009

20 de Julho

Hoje, 20 de julho relembramos uma grande conquista do homem: Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os primeiros a pisar na Lua, no ano de 1969. Há muitas pessoas que não acreditaram e ainda não acreditam neste fato. Eu acredito!
É também Dia Internacional do Amigo. Pensei muito no que escrever à vocês. Não sei se minhas palavras seriam tão corretas para serem oferecidas à pessoas que são tudo para mim, que me colocaram de pé quando eu estava no chão, que me aturam sem reclamar, aceitam-me como sou.
Procurei algo para ofertar aqui no blog e encontrei duas poesias. Queria escolher entre uma delas, mas foi impossível. Então, Feliz Dia do Amigo e aprecie a beleza das palavras que peguei emprestado:

Simpatia (Casimiro de Abreu)

O que é - Simpatia
(A uma menina)
Simpatia - é o sentimento
que nasce num só momento,
sincero, no coração;
são dois olhares acesos
bem juntos, unidos, presos
numa mágica atração.
Simpatia - são dois galhos
banhados de bons orvalhos
nas mangueiras do jardim;
bem longe às vezes nascidos,
mas que se juntam crescidos
e que se abraçam por fim.
São duas almas bem gêmeas
que riem no mesmo riso,
que choram nos mesmos ais;
são vozes de dois amantes,
duas liras semelhantes,
ou dois poemas iguais.
Simpatia - meu anjinho,
é o canto do passarinho,
é o doce aroma da flor;
são nuvens dum céu d'agosto,
é o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é - quase amor!
(Indaiaçu - 1857)

Senhor fazei de mim uma luz (M. Bentham - Edwardsthat)

Os verdadeiros amigos doam de si.

Senhor, fazei de mim uma luz
Luzinha no mundo a brilhar
Mínima chama que reluz
Aonde quer que eu vá.
Senhor, fazei de mim um botão
Que, humilde, sobre a folhagem
Floresce em seu pequenino torrão
E espalha a felicidade.
Senhor, fazei de mim um cajado
Para todos os que já se cansaram;
Que com minha saúde e boa vontade
Aos irmãos eu dê âmparo.

(Tradução de Cláudia Roquette - Pinto)

Fonte:
BENNET, William J. O livro das virtudes para crianças. Editora Nova Fronteira: 1997.
MACHADO, Ana Maria. O tesouro das virtudes para crianças. Editora Nova Fronteira: 1999.
Beijos.

Um comentário:

  1. oi rosa, adorei os dois poemas sõa lindos, não tenho nada que seja parecido ou semelhante a beleza deles para te escrever. mas posso dizer que sua amizade é muito importante para mim, que vc é uma pessoa muito querida e especial. adoro vc. beijos

    ResponderExcluir