Queridos leitores e queridas leitoras,
Fazendo um curso sobre acessibilidade em museus, tive contato com essa preciosidade: o Museo Tiflológico de la ONCE, em Madrid, na Espanha.
Tiflológico é o conhecimento e desenvolvimento da educação de pessoas cegas.
ONCE é a entidade social que luta pela inclusão de pessoas cegas e com deficiência visual na Espanha.
O museu foi inaugurado em 1992, com o objetivo de oferecer a pessoas cegas e com deficiência visual a possibilidade de visitar um museu e poder tocar todas as peças. A equipe educativa conta com educadores cegos.
Também conta a história dos avanços sociais, tecnológicos e culturais na Espanha para atendimento das pessoas com deficiência visual e cegas.
Voltado para pessoas com deficiência, mas pode ser visitado por todos os públicos, inclusive se o visitante desejar colocar-se no lugar da pessoa com deficiência e fazer a experiência privado do sentido da visão.
A expografia é totalmente acessível: física e comunicacional. Proporciona uma vivência sensorial e adequada aos visitantes. A comunicação é toda acessível também (Braille, letras maiores, audiodescrição etc). Há sinalização sonora com detecção de movimento desde o início do percurso. Cada vez que o visitante adentra uma sala, o nome daquele espaço é informado.
Dentre todos os objetos expostos, destaca-se a Sala de Maquetes, com miniaturas de monumentos de várias partes do mundo, para apreciação tátil e visual dos visitantes. Há um Taj Mahal, um Coliseu, uma Torre Eiffel, uma Estátua da Liberdade, uma cidade de Jerusalém e outros monumentos para serem vivenciados.
Uma experiência de inclusão que deve ser vivenciada virtualmente e, posteriormente, in loco.
Para conhecer mais sobre a organização social: https://www.once.es/
Para fazer a visita virtual e ter mais informações sobre o museu: http://museo.once.es/home.cfm?id=103&CFID=6683740&CFTOKEN=42984155&jsessionid=2a302791b1c6283f6f29
Nenhum comentário:
Postar um comentário