Recebi preciosas dicas de livros para marcar o 13 de maio e sugestões de leitura no mês de reflexão sobre literatura e educação antirracista.
A educação das relações etnicorraciais é tão necessária na atualidade. Porém, acredito que deveríamos nascer sabendo que somos todos iguais e irmãos.
Um dos livros que mais me chamou a atenção na lista da Companhia das Letras é o "Pequeno Manual Antirracista", da filósofa e ativista Djamila Ribeiro.
Já tive a oportunidade de ouvi-la e sou fã. E este livro está na minha fila de leitura.
São onze lições breves e práticas para entender as origens do racismo, como combatê-lo e como não ter atitudes racistas.
São tratados temas como a atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. A autora leva o leitor e a leitora a uma reflexão profunda sobre a temática, sobre suas atitudes e como fazer para lutar pela causa.
O racismo está profundamente enraizado em nossa sociedade. Isso criou desigualdades e abismos sociais, um verdadeiro sistema de opressão, negação de direitos básicos.
Conhecer e lutar! É um livro para te tirar da sua nuvenzinha fofinha. O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é luta de todos e todas!
Djamila Ribeiro, nasceu em 1980, na cidade de Santos/SP. É Mestre em Filosofia Política, pela Unifesp, e foi Secretária Adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário