Queridos leitores,
Queridas leitoras,
Após a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, visitei o Memorial Auschwitz.
Como eram muitos visitantes ao mesmo tempo e o memorial tem uma capacidade de carga rígida, visitamos somente os prédios por fora. Creio que foi melhor assim! Não sei qual seria minha reação ao entrar nos prédios.
Porém, vivenciamos um momento de lembrança e reflexão.
No último mês, com a memória de Santa Edith Stein e São Maximiliano Maria Kolbe, resolvi experimentar a visita virtual através do site panorama.auschwitz.org
É impressionante! Podemos adentrar os prédios e vivenciar, mesmo que pela tela do computador / celular / tablet, o horror que as pessoas viveram lá.
Para quem conhece a história é uma coisa. Para quem não, é um ótimo momento para conhecer.
É uma ferramenta boa para os turistas em potencial, para os que já conhecem, para os que não podem conhecer e para aqueles que querem estudar.
É interessante e vale uma visita ao site!
Para finalizar, um pequeno causo: Na última sexta-feira, eu soube de uma pessoa que resolveu apresentar essa ferramenta aos colegas de trabalho e quase matou um de seus chefes! A pessoa relatou que algumas pessoas ficaram assustadas, chocadas; outras, ávidas por conhecer mais; e o chefe, um senhor simpático e muito brincalhão ficou um tanto horrorizado. Mas não tinha sido a intenção original...
Mas lembrem-se: vão com cuidado! Não se choquem! Apenas façam a visita em silêncio em respeito às vítimas e façam uma oração (não importa a fé que professa) por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário