Como Turismóloga e futura Museóloga, tenho obrigação de trazer boas dicas para meus leitores e minhas leitoras.
Como já tenho feito, hoje, falarei sobre mais um museu com tour virtual e que, quando tudo isso acabar, poderemos fazer uma visita presencial.
Fonte: Conhecendo Museus |
O Museu Casa de Portinari pertence à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e fica no município paulista Brodowski.
Foi a casa onde o artista morou em sua infância e juventude. Depois, sempre retornava para passar temporadas com a família e amigos.
Abriga várias obras do pintor, belíssimos trabalhos em pintura mural, com técnicas afresco e têmpera. Expõe ainda objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família. Alguns cômodos permanecem com a função original e outros tornaram-se salas de exposições.
Inaugurado em 14 de março de 1970, é gerido pela Organização Social de Cultura Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). É composto pela casa principal, uma capela e dois anexos. A simplicidade interiorana da propriedade é o que mais chama a atenção dos visitantes.
Em 1968, o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No ano seguinte, foi desapropriado pelo Governo do Estado de São Paulo, que o restaurou e criou o museu.
Possui um Serviço de Ação Educativa e Cultural que desenvolve muitos projetos direcionados ao público. Oferece várias atividades temáticas. E também tem acessibilidade para pessoas com deficiência.
Depois de um minucioso restauro, foi reaberto em 2014. A ação revelou detalhes escondidos por intervenções ou apagados pelo tempo. Revelou um afresco inédito, localizado próximo à porta de entrada da casa: uma mulher de cabelos escuros, com um bebê de olhos azuis no colo. Foi atestada a autoria de Cândido Portinari.
Como disse acima, pode-se uma capela e dois anexos, que são:
- Capela da Nonna - Localizada nos jardins da casa, está a capela que Portinari pintou para sua avó, em 1941. Por a Nonna estar doente, não podia mais ir à igreja. Então, foi construída a capela para que ela pudesse rezar. No local, há pinturas em têmpera de figuras bíblicas com rostos de parentes e amigos do artista.
- Ateliê - Principal ambiente da casa. Conserva os objetos de trabalho de Cândido Portinari: pincéis, tintas, paletas, telas, cavaletes etc. Tem também uma tela que Portinari deixou preparada, mas faleceu antes pintá-la.
- Tela de Santo Antônio - A Igreja Santo Antônio está localizada em frente ao Museu. Lá existe uma pintura à óleo de Santo Antônio, de autoria de Portinari, fruto de uma promessa. O ex-voto foi entregue na Páscoa de 1942, com a recomendação do artista para que nunca seja retirada de lá.
Fonte: Prefeitura Municipal de Brodowski |
O município surgiu com a expansão da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, no final do século XIX.
A ferrovia Campinas-Mogi-Mirim foi iniciada em 1873, com ramal até Amparo. Mais tarde, estendeu-se até as margens do Rio Grande, passando por Casa Branca e Franca.
Os trilhos passaram pelas terras da Fazenda Belo Monte, entre Jardinópolis e Batatais. A estação de Batatais foi inaugurada em 1886, com a ilustre presença de Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina. O dono das terra propôs a doação das terras para a Cia. Mogiana. O inspetor geral da Mogiana, o polonês Alexandre Brodowski, iniciou a construção da estação. Em 1894, foi inaugurada com um armazém e um pátio de manobras, que recebeu seu nome.
Em torno da estação começou a crescer um povoado, que viria ser o município de Brodowski.
A cidade recebeu muitos imigrantes italianos, que foram enviados para trabalhar no cultivo do café. Produziu também abacaxi, mas a cultura entrou em decadência.
É conhecida como a Terra de Cândido Portinari e recebe muitos visitantes por isso.
Serviço:
Museu Casa de Portinari - Praça Cândido Portinari, 298 - Centro
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Brodowski - www.brodowski.sp.gov.br
Tour virtual - www.museucasadeportinari.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário