A Companhia das Letrinhas editou as obras eternas de Monteiro Lobato, esse paulista de Taubaté que povoa a cabeça dos leitores e das leitoras brasileiras.
É uma autobiografia escrita por duas divas da literatura, professora maravilhosas e contadoras de histórias extraordinárias.
Imagine José Renato (depois, José Bento) Monteiro Lobato contando sua história. Pois é! Viajamos e aprendemos muito nessa obra sobre o criador do Sítio do Picapau Amarelo.
Uma pessoa de contradições, mas muito interessante suas provocações para ser mais críticos e lermos seus livros com os olhos e ouvidos de sua época.
Tudo começa em 1822, quando o Lobatinho (ou Juca!) nasce em uma das minhas cidades favoritas: Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Ele nos desafia a abrir o livro e conhecê-lo.
É dirigido às crianças, mas é uma leitura para todas as idades.
É um ótimo presente para os pequenos com uma leitura um pouquinho avançada, principalmente, para adquirir um vocabulário bom.
Traz lindas fotos, cartas e desenhos do próprio Monteiro Lobato.Tem a foto de sua casa no Belenzinho, que ele e os amigos chamavam de "O Minarete". Minha avó falava muito sobre isso, mas não me recordo da rua, nem deu para perceber no livro. Se alguém souber, por favor, me conte!
A proposta desse livro é muito legal: narrado em primeira pessoa, o editor, empreendedor, escritor, fazendeiro e encrenqueiro conta sua vida às crianças e não deixa de lado suas polêmicas. As autoras divinas não deixam os momentos históricos, políticos e sociais de lado. Suscitam a discussão, indispensável não só para o público-alvo, as crianças, mas muito necessária para os adultos.
Confesso que tinha medo das novas edições da Biblioteca Lobato, mas estou gostando muito da visão das autoras. E viva a Companhia das Letrinhas!!!
Sobre as autoras:
- Lilia Moritz Schwarcz: É professora titular da USP e na Global Scholar, Pincenton. Autora de uma série de livros: "Retratos em branco e negro" (Prêmio APCA), "Espetáculo das raças" (Prêmio APCA), "As barbas do imperador" (Prêmio Jabuti), "Brasil: uma biografia", "Lima Barreto - Triste visionário" (Prêmio Biblioteca Nacional, Prêmio ANPOCS, Prêmio APCA), "Sobre o autoritarismo brasileiro". É colunista do Jornal Nexo e curadora adjunta para histórias do MASP.
- Marisa Lajolo: É pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2009, em parceria com João Luís Ceccantini, organizou a obra "Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil", pela Editora UNESP/Imprensa Oficial. Esta obra foi eleita o melhor livro de 2009, na categoria não ficção, pelo Prêmio Jabuti. Seu livro "Gonçalves Dias, o poeta do exílio", em 2012, pela FTD, e recebeu o prêmio pela Academia Brasileira de Letras.
As ilustrações são feitas por Lole, uma artista premiada, que nasceu Alessandra Lemos, mora em Boston, e adora usar técnicas diferentes em seus trabalhos.
Uma união de mãos, cabeças, corações e boas ideias. Só podia sair um livro maravilhoso!!!
Para ler um trecho: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41364.pdf
Vale a leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário