04/02/2019

#8 - O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Resultado de imagem para o pequeno principe capa 2006Eu li  "O Pequeno Príncipe" quando era criança, mas não entendi a profundidade dele. Decorei as falas das personagens e adorava a rosa.

Bom, cresci e continuei obcecada pelo livro. Assisti a alguns filmes e desenhos. Fui à exposição que teve na Oca. Só não consegui ir à do Mosteiro de São Bento.

Ganhei alguns livros sobre "O Pequeno Príncipe" e comprei outros.

Pois bem! Os livros ficaram aguardando para serem lidos. Até que, alguns dias atrás, eu peguei o da tradução de Dom Marcos Barbosa. É de uma beleza incomparável!

Depois de conhecer a história do autor, Antoine de Saint-Exupéry, pude entender os trechos que dizem que é autobiográfico.

Achei a rosa um tanto chata agora. Mas continuo amando a raposa. E o aviador? O que falar sobre ele? O autor se colocando na personagem é incrível!

A reimpressão que li está totalmente em conformidade com a edição americana, a única feita com o autor em vida, no ano de 1943. 

Antoine de Saint-Exupéry foi exilado nos Estados Unidos no período de 1941 - 1943. Isso impossibilitou que ele tivesse contato com seu editor parisiense. Então, confiou seu sonho à uma editora americana a publicar uma edição em inglês e outra em francês, ilustradas com suas aquarelas.

A editora francesa, em 1945, lançou uma edição póstuma do livro, mas com ilustrações diferentes, porque o gráfico francês não dispunha dos desenhos originais do autor.

Essa edição (abril/2006) que li traz as aquarelas originais de Saint-Exupéry. É mais uma forma de adentrar na obra.

Obra que bebi cada palavra e recitei as frases que sei de cor.

Vale a pena ler e reler e reler e reler e entrar na história!!!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário