Hoje, celebra-se o Dia de Reis ou Festa de Santos Reis. Tenho certeza de que já ouviram falar do Reisado ou da Folia de Reis, não é mesmo?
É uma manifestação cultural católica, comemorada no dia da Epifania do Senhor, que lembra a chegada dos Reis Magos para adorar ao Menino Jesus e levaram presentes (ouro, incenso e mirra).
Os festejos e a visita às casas acontecem entre o Natal e o Dia de Reis. Os cortejos, cantando versos religiosos ou humorísticos, com seus autos sacros, vão passando pelas casas, principalmente nas cidades interioranas do Brasil, nos ensina o mestre Câmara Cascudo.
Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de instrumentos como arcodeons, violões, violas caipiras, pandeiros. A manifestação mostra a combinação de dois elementos teológicos: a Epifania (manifestação divina) e a Hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas). Une elementos sacros e profanos.
É uma tradição italiana que, no dia 06 de janeiro, a Bruxa Befana deixa um doce para aqueles que se comportaram bem e um pedaço de carvão para os que foram malcriados. Eu já ganhei meu doce hoje! Isso significa que fui boazinha!
Associando as duas datas, agradecemos à Deus por se manifestar no Menino Jesus. Que nasceu, foi alimentado, cuidado por sua Mãe Maria. Nasceu pobre, em uma família de refugiados, sem lugar para abrigá-los, colocado em uma manjedoura.
Boa reflexão, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário