Entre os dias 17 e 20 de maio, tive a oportunidade de acompanhar o Programa Melhor Viagem SP - Excursão, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turismo.
Dez municípios da Região do Circuito Entre Serras e Águas puderem fazer um passeio no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, popularmente conhecido como Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté. Ao entrar pela porteira, todos voltamos a ser crianças.
O trabalho realizado pela equipe do museu, tanto coordenação, como monitores e personagens é fantástico. O resgate de infância com os idosos nos trouxeram histórias de vida preciosas.
O espaço do museu e a área verde são preservados pela prefeitura. Precisa de alguns reparos, mas isso não tirou a alegria dos visitantes.
Ver os personagens circulando pela propriedade e interagindo com todos, encantou nossos idosos. O brilho nos olhos, algumas vezes perdido pela dureza da vida, retornou. Experiência gratificante!
O cenário lobatiano nos convida a sentar debaixo de suas árvores e imaginar suas aventuras. Também convida a fazer um piquenique nos bancos de madeira e tocos de árvores.
Pelo sítio pode-se encontrar as estátuas dos personagens. Há uma em especial que é muito convidativa: Dona Benta conta histórias para Narizinho e conversa com o Tio Barnabé. Há um toco de árvore para os visitantes participarem da conversa, mas o colo de Dona Benta é um convite aos visitantes. Não vi um grupo que não se aconchegasse no colo da boa vovó para ouvir uma história.
Tia Nastácia apresenta sua cozinha e os utensílios da época. Esse é o momento em que os idosos mais interagem com o monitor: é a hora em que as lembranças de infância e juventude se manifestam com mais força e são verbalizadas.
Agradeço ao Sr Secretário Beto Tricoli e ao Coordenador Estadual de Turismo Mauricio Petiz pela confiança de me entregar esse trabalho especial. Agradeço também à Waldirene Ricanelo pelo empenho e trabalho em equipe (dupla!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário