21/05/2016

Relatório de Campo: Programa Melhor Viagem SP - Excursão

Caros leitores,

Entre os dias 17 e 20 de maio, tive a oportunidade de acompanhar o Programa Melhor Viagem SP - Excursão, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turismo.








Lá na Secretaria de Turismo trabalhamos com o sonho das pessoas e com situações inusitadas.

Dez municípios da Região do Circuito Entre Serras e Águas puderem fazer um passeio no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, popularmente conhecido como Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté. Ao entrar pela porteira, todos voltamos a ser crianças. 

O trabalho realizado pela equipe do museu, tanto coordenação, como monitores e personagens é fantástico. O resgate de infância com os idosos nos trouxeram histórias de vida preciosas.

O espaço do museu e a área verde são preservados pela prefeitura. Precisa de alguns reparos, mas isso não tirou a alegria dos visitantes.

Ver os personagens circulando pela propriedade e interagindo com todos, encantou nossos idosos. O brilho nos olhos, algumas vezes perdido pela dureza da vida, retornou. Experiência gratificante!

O cenário lobatiano nos convida a sentar debaixo de suas árvores e imaginar suas aventuras. Também convida a fazer um piquenique nos bancos de madeira e tocos de árvores.

Pelo sítio pode-se encontrar as estátuas dos personagens. Há uma em especial que é muito convidativa: Dona Benta conta histórias para Narizinho e conversa com o Tio Barnabé. Há um toco de árvore para os visitantes participarem da conversa, mas o colo de Dona Benta é um convite aos visitantes. Não vi um grupo que não se aconchegasse no colo da boa vovó para ouvir uma história.

Tia Nastácia apresenta sua cozinha e os utensílios da época. Esse é o momento em que os idosos mais interagem com o monitor: é a hora em que as lembranças de infância e juventude se manifestam com mais força e são verbalizadas.  

Agradeço ao Sr Secretário Beto Tricoli e ao Coordenador Estadual de Turismo Mauricio Petiz pela confiança de me entregar esse trabalho especial. Agradeço também à Waldirene Ricanelo pelo empenho e trabalho em equipe (dupla!).










14/05/2016

#3 - O orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares

Gente, que livro fantástico!
Ainda lembro do dia que o comprei. Estava passeando com minhas amigas-irmãs na Saraiva, do Shopping Pátio Paulista.
Estava decidida a comprar um livro fora do meu consumo habitual. Olhei a capa desse livro e achei que era sobre fantasmas. Também falava de crianças que estavam num abrigo, achei interessante devido a minha experiência profissional anterior. Pronto, comprei!
Quando decidi ler, como sempre, li a capa, contracapa e vi o comentário do extraordinário Tim Burton, dizendo que se as pessoas não tinham certeza de que aquele texto era dele.
Comecei a leitura e percebi que não se tratava de fantasmas, mas de um história muito bem construída. O personagem central, Jacob Portman, e sua curiosidade me fascinaram.
As crianças peculiares são extremamente especiais! Não vou descrever aqui o livro, porque a surpresa que temos ao ler o livro é uma recompensa inenarrável. 
A aventura vivida pelos personagens me cativou e me levou a devorar o livro, mesmo lendo-o no percurso de 15 a 20 minutos que faço diariamente entre o terminal urbano e meu trabalho.
O tema central gira em torno das histórias que o vovô Portman contava para seu netinho. Um acontecimento terrível na vida de Jacob, faz com que ele descubra a verdade sobre a infância de avô no Orfanato da Srta Peregrine.
Só sei que quando descobri que tinha continuação, corri para a livraria. Comprei o livro 2, "Cidade dos Étereos", e soube que terei de esperar até setembro para o livro 3... Mas não tem problema, porque o gênio Burton dirigiu o filme que estreia no mesmo mês que sai o último livro!