05/11/2023

#18 - Mamãe Bruxa: A história da vilã de Rapunzel, Serena Valentino

Faz tempo que não apareço por aqui. Longas férias, que terminam hoje. Junto com as férias, terminei mais um livro da série "Vilões da Disney", da Universo dos Livros, que nos trazem as histórias das vilãs e vilões das histórias que conhecemos.

Achei esse livro chatão no início. Creio que pelo fato de eu ter lido os livros fora de ordem.

Eu o levei para passear em Belém/PA e não li uma linha do livro, nem no avião. 

Por isso, enrolei dois meses para terminar a leitura.

A autora apresenta a história de Mamãe Gothel, a vilã da Rapunzel. 

A legendária flor dourada é muito popular e teve suas histórias contadas de diversas maneiras através dos anos. Um aspecto é comum: é objeto de desejo de uma bruxa, cuja ambição é se manter bela e jovem para sempre.

A flor também tem propriedades curativas. Para salvar uma Rainha à beira da morte, ela é usada. A Rainha estava grávida e deu à luz a uma linda princesinha com cabelos mágicos.

Isso te lembra algo? Sim, a história do desenho "Enrolados".

Gothel, vivia na Floresta dos Mortos, com sua mãe (Maena, a Rainha dos Mortos) e suas irmãs. A história se desenrola até o sequestro da princesinha por Gothel, mas muita água rola por debaixo da ponte.

O livro nos conta toda a saga de Gothel e sua obsessão pela flor. Traz a origem da bruxa e da sua motivação.

O livro também mostra como as histórias e contos de fadas que ouvimos estão interligados, além de ter uma espécie de conspiração por trás de todos.

Confesso que, depois que a história engrenou (e eu sentei para ler), não consegui largar o livro. E o terminei em dois dias!

Vale muito a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário