23/05/2023

#12 - Os Últimos Czares - Uma breve história não contada dos Romanovs, Paulo Rezzutti

 Uma louca pelo conto de fadas da Fox (bem antes de ser comprada pela Disney), "Anastasia", durante anos, procurou fontes para saber mais sobre a grã-duquesa. Sim, descobriu a verdade nesse caminho, mas a fantasia sempre povoou seus sonhos. (A primeira animação da Fox)

Eu sempre fui apaixonada por História, suas fofocas, suas lendas, seus contos de fadas com finais trágicos.

Bienal do Livro 2022: fiz a festa comprando um montão de livros, mas eu já tinha ganhado esse sobre a família Romanov.

Claro que quando vi que o autor, Paulo Rezzutti, estaria lá autografando levei meu "D. Leopoldina" e "Os Últimos Czares" para serem autografados.

É uma leitura muito boa e que nos leva a nos aprofundar em aspectos da História Russa. Minha cabeça maluca viu paralelos entre ficção (filme, desenho e musical), mas elucidou muitas questões obscuras.

Um livro que não depende de entrevistas com velhos bêbados no leito de morte contando o que fizeram com a família imperial russa.

A história de amor entre Nicky e Alix é outra paixão minha.

Uma família forjada entre ódio, amor, fé, sangue, morte, sofrimento, alegrias.

O luxo nos palácios e o povo na miséria. As dicotomias de uma gestão falida do Czar Nicolau II. O que realmente não estudamos na escola.

Eu me lembro que era tão viciada (continuo) na história da Anastasia, que fui perguntar para a professora de História e ela mandou chamar meus pais na escola. Se ela soubesse que isso me levou a procurar fontes confiáveis de estudo, acho que ficaria feliz.

Ver os dois lados da Revolução Russa e de todos os envolvidos é importante. Na escola só tínhamos uma pincelada e isso não satisfez a minha curiosidade.

As conexões das famílias europeias também são uma atração a parte. Todo mundo é primo na Europa! Fazer essas conexões e ver os casamentos consanguíneos nos levam a refletir sobre a manutenção do poder e o motivo de tantas doenças disseminadas (e que levam as crianças a não vingarem).

Como sempre, Paulo Rezzutti nos convida a uma reflexão sobre a História, suas faces, consequências, legado e ensinamentos. Contradições e a transformação dos tempos ecoam até a atualidade, por isso, é uma leitura obrigatória se quisermos entender como chegamos às consequências enfrentadas hoje.

O livro também conta com um lindo caderno de fotos e algumas recolorizadas. 

Com capítulos curtos e texto envolvente, eu bebi cada palavra do livro (e também dialoguei com o livro, em voz alta - sim, meu núcleo familiar sabe que sou louca).

"Os Últimos Czares" é o primeiro volume da nova série do autor - "Uma breve história não contada".

Vale muito a leitura!!!

Para saber mais: https://www.leyabrasil.com.br/livros/os-ultimos-czares-uma-breve-historia-nao-contada-dos-romanovs/







Nenhum comentário:

Postar um comentário