Eu sempre fui apaixonada por História, suas fofocas, suas lendas, seus contos de fadas com finais trágicos.
Bienal do Livro 2022: fiz a festa comprando um montão de livros, mas eu já tinha ganhado esse sobre a família Romanov.
Claro que quando vi que o autor, Paulo Rezzutti, estaria lá autografando levei meu "D. Leopoldina" e "Os Últimos Czares" para serem autografados.
É uma leitura muito boa e que nos leva a nos aprofundar em aspectos da História Russa. Minha cabeça maluca viu paralelos entre ficção (filme, desenho e musical), mas elucidou muitas questões obscuras.
Um livro que não depende de entrevistas com velhos bêbados no leito de morte contando o que fizeram com a família imperial russa.A história de amor entre Nicky e Alix é outra paixão minha.
Uma família forjada entre ódio, amor, fé, sangue, morte, sofrimento, alegrias.
O luxo nos palácios e o povo na miséria. As dicotomias de uma gestão falida do Czar Nicolau II. O que realmente não estudamos na escola.
Eu me lembro que era tão viciada (continuo) na história da Anastasia, que fui perguntar para a professora de História e ela mandou chamar meus pais na escola. Se ela soubesse que isso me levou a procurar fontes confiáveis de estudo, acho que ficaria feliz.
Ver os dois lados da Revolução Russa e de todos os envolvidos é importante. Na escola só tínhamos uma pincelada e isso não satisfez a minha curiosidade.
As conexões das famílias europeias também são uma atração a parte. Todo mundo é primo na Europa! Fazer essas conexões e ver os casamentos consanguíneos nos levam a refletir sobre a manutenção do poder e o motivo de tantas doenças disseminadas (e que levam as crianças a não vingarem).
Como sempre, Paulo Rezzutti nos convida a uma reflexão sobre a História, suas faces, consequências, legado e ensinamentos. Contradições e a transformação dos tempos ecoam até a atualidade, por isso, é uma leitura obrigatória se quisermos entender como chegamos às consequências enfrentadas hoje.
O livro também conta com um lindo caderno de fotos e algumas recolorizadas.
Com capítulos curtos e texto envolvente, eu bebi cada palavra do livro (e também dialoguei com o livro, em voz alta - sim, meu núcleo familiar sabe que sou louca).
"Os Últimos Czares" é o primeiro volume da nova série do autor - "Uma breve história não contada".
Vale muito a leitura!!!
Para saber mais: https://www.leyabrasil.com.br/livros/os-ultimos-czares-uma-breve-historia-nao-contada-dos-romanovs/
Nenhum comentário:
Postar um comentário