Na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, eu resolvi conhecer mais de perto esse trabalho lindo e de luta.
Para começar, li o livro "Dandara e Zumbi". A obra conta a trajetória de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e Dandara, companheira de Zumbi e guerreira. Remota a história de sofrimento, resistência e luta do período colonial do Brasil. Zumbi e Dandara se tornaram símbolos da valorização da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo.
O livro faz parte da coleção Black Power, que apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e são inspiração e exemplos para as novas gerações (e para todxs nós).
São textos simples e de uma beleza ímpar. As ilustrações nos transportam para um outro tempo e nos leva a refletir muito sobre as situações vivenciadas pelas pessoas retratadas.
É uma viagem repleta de fatos históricos bem embasados e acompanhamos os personagens símbolos de resistência, luta, alegria e poesia.Há duas coleções com livros maravilhosos e também edições especiais, além de boxes especiais com as coleções e brindes especiais. E ainda tem a versão acessível em Braille e fonte ampliada.
As obras narram a vida e os ensinamentos que esses personagens nos deixaram. Acima de tudo, pretendem ressignificar os valores e costumes sociais como o racismo, preconceitos, intolerâncias e violências.
Lembro que o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira é obrigatório na Educação Básica, de acordo com a Lei nº 10.639/2003.
Há também uma coleção sobre os indígenas, nossos povos da floresta, donos dessa terra. E vários livros educativos, excelentes para se promover uma educação antirracista, diversa, plural e humanizada.
Um livro infantil que deve ser lido por crianças e adultos. Leitura obrigatória!!! Vale muito a leitura!!!
Visite o site da Editora Mostarda: https://www.editoramostarda.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário