A Black Friday é sempre a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, ou seja, é marcada anualmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. É conhecida mundialmente como a ação promocional do comércio que oferece grandes descontos em diversos produtos.
O termo, traduzido literalmente, quer dizer "Sexta-feira Negra" e tem algumas hipóteses sobre sua origem.
Uma delas, é que o termo era usado para se referir à sexta-feira após o Thanksgiving Day, que, por causa do feriado prolongado, levava várias pessoas a se locomover pelas cidades, vários carros nas estradas e os comerciantes aproveitavam todo esse movimento para fazer promoções especiais. Esse fato remete ao dia 19 de novembro de 1975, dia em que o jornal New York Times adjetivou a data como "Sexta-feira Negra" em referência aos problemas de trânsito e ao caos ocorrido na cidade de Nova York, devido ao caos causado pelo trânsito de carros em direção aos estádios de futebol e lojas.
Há outra hipótese, que segue a mesma linha, que nos conta que os policiais da Filadélfia, na década de 1960, para se referir aos dia após o feriado de Ação de Graças, no qual o trânsito e as estradas se tornavam um caos. O que era um pesadelo para os agentes da lei, era o paraíso para os lojistas, que ofereciam produtos a preços muito atraentes.
Outra hipótese, é que o termo nasceu para classificar uma grande crise econômica: em 24 de setembro de 1869, dois bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, fracassaram na tentativa de obter grandes lucros e o mercado entrou em bancarrota.
Outa história conta que, depois de um ano de grandes perdas, pequenos comerciantes estavam com suas contas bancárias no vermelho. Após o Dia de Ação de Graças, investiram para vender seus produtos visando a época natalina e poder recuperar-se do prejuízo. Ou seja, quando os números estavam vermelhos, significa que estão devendo ao banco e fornecedores. Se os números do extrato bancário estão em preto, significa que estão positivos. Assim, poderia ter surgido a Black Friday.
O termo, muitas vezes considerado pejorativo, chegou a tentar ser mudado pelo comércio para Big Friday, porém o nome já estava consolidado e o novo termo ficou esquecido.
É uma data comercial de grande sucesso! As lojas ficam superlotadas e as filas começam antes da meia noite. Por isso, as mercadorias esgotam-se rapidamente e sempre vemos a corrida das pessoas às lojas em busca de bons produtos e preços.
O fenômeno chegou ao Brasil em 2011 e desde então as vendas crescem exponencialmente. A diferença é que no Brasil, a Black Friday começou com um evento exclusivo das lojas online e depois se expandiu para as lojas físicas. E também que devemos pesquisar e ficar atentos se as ofertas realmente apresentam preços mais baixos que o normal.
Fontes:
https://www.calendarr.com/brasil/black-friday/
http://canalhistoria.pt/blogue/a-origem-do-black-friday/
http://www.megacurioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário