05/07/2016

#6 - Edith Stein: Pedagoga e Mística




Sexto livro do ano! 

Que presente ler sobre a missão e vida de Santa Edith Stein ou Irmã Teresa Benedita da Cruz!

O livro conta um pouco de sua vida, de seus dilemas na adolescência, da sua fé e da sua conversão ao Cristianismo inspira por Santa Teresa de Ávila.

Filósofa, pedagoga, mulher, mãe espiritual, enfermeira, cuidadora, fantástica! Uma mulher de fibra que lutou por seus ideais, pela sua fé, pela educação e pelos direitos das mulheres.

O livro tem seu foco voltado para sua missão como educadora e no legado que nos deixou na luta pela educação das mulheres.

É uma lição para levarmos para todos os campos de nossa vida. Todas mulheres somos "mães", mesmo sem ter dado à luz, pois temos essa missão. Missão de sermos mãe espirituais e cuidar do seres humanos à nossa volta.
Santa Edith Stein vivenciou sua fé com alegria. De família judia, sentiu-se mais judia quando se converteu ao Catolicismo. Estranho? Não! Ela sentiu-se mais perto de Jesus, que era judeu!

Ensina-nos que o educador por excelência é Deus! Toda pessoa que escolhe educar ao próximo deve se espelhar no Pai de Misericórdia e educar com exemplos.

Morreu em Auschwitz-Birkenau, em 1942. O mais lindo de tudo: quando estava próximo da sua execução, entregou-se e sentiu mais perto do mistério da Cruz!

Meus Deus! Que mulher é essa? Que mulher maravilhosa! Exemplo de vida e santidade. Ensina-nos através de seu exemplo!

O livro mostra como a filosofia de educação pensada por Edith Stein é moderna e muito atual. Uma mulher a frente de seu tempo, com certeza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário