20/06/2016

Expectativas para a Jornada Mundial da Juventude 2016


Em um mês, estarei na Polônia vivenciando a Pré Jornada e a própria JMJ. Por isso, incentivada por muitas pessoas e por vontade própria, resolvi escrever sobre minhas expectativas em relação à viagem.

As falas dessas pessoas me lembraram da importância do registro tanto na Educação (seja formal ou informal) como no Turismo.

Mas, peraí, Rosa. A JMJ não é Turismo!

O Turismo é uma forma completa de evangelização e, por isso, quando fui convidada aceitei na segunda pergunta. Na primeira vez, pensei se alguém não iria ficar melindrado por não ter sido escolhido. Na segunda, agarrei com unhas e dentes. Cracóvia, aqui vou eu!

Estou super ansiosa por essa viagem. Já com passaporte na mão e roupa separada. Só falta colocar na mala.

Estou organizando a mala cuidadosamente para não levar coisas desnecessárias ou ultrapassar a franquia de bagagem.

Mas eu realmente espero passar pela profunda experiência da Misericórdia, como nos convida o Papa Francisco.

Participei da JMJ Rio 2013. Porém estava tão preocupada em organizar a viagem e que todos os passageiros de meu grupo ficassem confortáveis e satisfeitos, que não pensei em escrever sobre a experiência. Experiência essa que é inesquecível.

Poder ouvir o Papa Francisco, mesmo não estando à seu lado, mas comungando da mesma energia, não tem explicação. Não tenho palavras para expressar o que senti e o que estou sentindo por saber que eu o ouvirei falando sobre a Misericórdia de Deus.

Já tenho em mãos a programação da Pré JMJ, em Varsóvia. E teremos um dia de vivência das Obras de Misericórdia! Ou eu aprenderei a ser misericordiosa de vez ou não tenho mais salvação! Temos que aprender a encontrar Jesus no irmão!

Na JMJ teremos catequeses com Bispos do mundo inteiro e um encontro com o Santo Padre que tanto nos ensina, tanto nos chama a atenção para o mundo que vivemos.


Além da JMJ, teremos um momento de visitação à atrativos importantes: Santuário de São João Paulo II, Watowice (cidade natal de São João Paulo II), Mosteiro Jasna Góra (milagroso quadro de Nossa Senhora de Czestochowa) e o campo de concentração Auschwitz. Locais que completarão a experiência da Jornada.

Irei com o grupo da Arquidiocese de São Paulo. Já fiz amizade com algumas pessoas, mas quero voltar com mais amigos e quero dividir minhas impressões com esses jovens.

Também já conheci uma brasileira que mora em Cracóvia, filha de uma paroquiana. Já estamos conversando e já tenho um porto seguro no exterior.

Graças a Deus a comunidade, da qual me sinto parte, está empenhada em me despachar para a Polônia!


Se a conexão me permitir, durante a viagem contarei à vocês, caros leitores, as minhas aventuras na Polônia.


Até lá, ainda volto aqui no blog para publicar meus textos, minhas fanfics e continuarei com a programação normal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário