28/07/2014

Há um ano: Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude

Nossa! Parece que foi ontem! Participamos da Missa de Envio, da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, há um ano!
Revendo o DVD com a missa, posso reviver a emoção que sentimos naquele dia 28 de julho de 2013. Estávamos na calçada, próximos aos prédios, mas em comunhão com todos os irmãos reunidos ali e com todos que não puderam participar.
Levei em meu coração cada pessoa que amo, vivas ou que já foram para a Casa do Pai, cada amigo, colega de trabalho, chefes, pessoas que necessitam de nosso amor e oração.
A Missa de Envio era para acontecer em Guaratiba, mas choveu muito durante a semana e o terreno ficou alagado. A organização do evento transferiu a Vigília e Missa de Envio para Copacabana.
Na Homília, o Santo Padre Papa Francisco nos deu uma missão: "Ide, sem medo, para servir". Citou o jovem São José de Anchieta como exemplo para os jovens, que veio ao Brasil com 19 anos e serviu aos irmãos índios. Quem evangeliza melhor o jovem? Outro jovem, nos assegura o Papa.
Durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, aprendemos muito nas catequeses, uns com os outros e com o Papa Francisco. Suas palavras mexeram muito conosco. Inquietaram-nos.
O Santo Padre chamou os jovens a irem contra a corrente, a irem para as ruas e partir para a missão de servir.
Nosso grupo fez parte do Maior FlashMob do Mundo, a grande surpresa que guardamos para o Papa Francisco. Uma coreografia simples, mas que teve um efeito lindo e de união. Todos os povos ali representados dançaram juntos, na mesma sintonia. Fizemos parte das 3,7 milhões de vozes que cantaram e gritaram ao mundo a beleza de ser Católico!
Após a Missa, iniciamos a peregrinação para almoçar. No período da tarde, fomos ao Cristo Redentor para celebrar a nossa passagem pelo Rio de Janeiro.
O dia terminou com um jantar num fast food próximo ao nosso hotel e nossa semana terminou. E a missão continua!










Nenhum comentário:

Postar um comentário