Entrei no Google para ver meu e-mail e vi sobre o aniversário do Sundae, uma das sobremesas mais apreciadas do mundo.
Por que não desejar um Feliz Aniversário à tal sobremesa? Eu comemoro o aniversário dos meus ídolos, porque não o do doce?
Vamos lá! Parabéns, Sundae.
Sopra hoje 119 velinhas.
Porém, várias cidades americanas disputam a autoria da sobremesa, entre elas, Nova Iorque, Buffalo, Nova Orleans e Cleveland. No entanto, três cidades, pequenas, tem histórias documentadas da invenção do sundae, segundo a Wikipedia, em inglês: Two Rivers, Wisconsin, em 1881; Evanston, Illinois, em 1890; e Ithaca, Nova Iorque, em 1892. É coisa antiga. A primeira pode-se descartar. O documento que dá o título para Two Rivers vem de um obituário de Edward Bernes, publicado no Chicago Tribune, de 1939. O problema é que Bernes teria só 17 anos em 1881 e o obituário não especifica uma data, apenas joga “há mais de 40 anos atrás” (o que daria 1889). A segunda, de Evanston, Illinois, também não tem data certa. Assim que a cidade proibiu sorvetes com refrigerante, o sorvete passou a ser servido do mesmo jeito, mas sem o refrigerante, por comerciantes locais, para cumprir a lei. O nome teria surgido em função do sorvete ser servido no domingo (sunday, em inglês). Mas a melhor documentação é mesmo da cidade de Ithaca, Nova Iorque. Um anúncio publicado no jornal da cidade, no dia 3 de abril de 1892, chamando o pessoal para o “domingo do morango”. Anúncios subsequentes confirmariam que se tratava de um sorvete. O sucesso foi tão grande que Chester Platt, co-criador do sorvete ao lado de John Scott, tentou patentear o nome “domingo do sorvete” (ice cream sunday) em 1894.
Até documentos que demonstrem o contrário… fica a data de 3 de abril de 1892 como a data onde surgiu a primeira prova da existência do sundae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário