01/01/2009

Reforma ortográfica? Qual sua utilidade?

Caros leitores,

Quem poderá responder à minha questão?
Não estou vendo com bons olhos essa reforma ortográfica como educadora.
Os educandos do mundo atual não sabem nem escrever no sistema ortográfico antigo, quem garante que eles aprenderão no novo?
Sei que cairam acentos, mas o patrimônio da Língua Portuguesa,utilizada no Brasil, perderá em grande parte o seu valor. Falo em patrimônio da escrita, porque a linguagem oral está se deteriorando a cada dia.
Parece que essa unificação só veio para piorar a situação da nossa linguagem.
E não pesem que ficou mais fácil, as exceções continuam!!!!!!!

Colocarei aqui um resumo que fiz com base nas publicações: Manual da nova Ortografia, nas bancas com a revista Nova Escola, da Fundação Victor Civita, e com o quadro explicativo do jornal O Estado de São Paulo, da edição de hoje:

1 - Acento agudo: Desaparece nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas e nas palavras paroxítonas com i e u que formam hiato com a vogal anterior, somente quando esta faz parte de um ditongo. Há exceções!!!!!!!!!!!!!!!!
Exceções: palavras oxítonas e hiatos, quando estiverem em sílabas sozinhas.

2 - Acento diferencial: Cai o acento diferencial das palavras homófonas, mas com exceções!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exceções: Continua o acento diferencial no verbo pôr para diferenciar da preposição e pôde, verbo conjugado no passado, para não confundir com o verbo conjugado no presente.

3 - Acento circunflexo: Não será mais usado nas palavras terminadas em oo e deixa de ser usado o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. Mas há exceções!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O acento do circunflexo no plural dos verbos ter, vir e seus derivados.

4 - Trema: Será eliminado, mas não desaparece de nomes próprios estrangeiros.

5 - Hífen: Deixará de ser empregado quando o prefixo termina e vogal e o segundo elemento começa com as consoantes s ou r; quando o prefixo termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente. Há exceções!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Permanece quando o prefixo termina com r e a primeira letra do segundo elemento também.

6 - Alfabeto: Serão incorporadas as letras k, w e y.

E finalmente, as mudanças em Portugal: eliminação da letra h em algumas palavras e a supressão das letras c e p nas palavras que não são pronunciadas.

Qual sua opinião?

Quem quiser saber mais:
www.portaldalinguaportuguesa.org - Portal da Língua Portuguesa
www.academia.org.br/abl - Academia Brasileira de Letras
www.portal.mec.gov.br - Colip (Comissão de Língua Portuguesa)

Obrigada por terem lido

Um comentário:

  1. olá Rosa. eu concordo com você quando vc menciona o fato de que os alunos, que hj já não sabem nada, imagine com essas mudanças. E outra para nós que ensinamos e aprendemos do outro jeito, teremos que nos adaptar também. Ficará esquisito ler o que antes era acentuado, pois aprendemos que sem o acento a pronúncia seria diferente. também, perderemos na parte histórica do Brasil. E com certeza, para muitos que mal sabem ler e escrever ficará mais difícil. não vejo utilidade nenhuma. E vi uma entrevista de uma professora de português, dizendo que ainda tem aprender e que não vê utilidade. imagine, as crianças para aprenderem. Eles esqueceram que o Brasil tem altos índices de analfabetismo. Um absurdo né. adorei o texto. beijos

    ResponderExcluir