28/12/2010

O cravo não brigou com a rosa

Pessoas,

Compartilho um texto magnífico que recebi por e-mail e guardei para compartilha-lo. Divirtam-se e vejam que como muita coisa faz sentido.
Já entrei em discussão com algumas pedagogas e psicológas, porque, como Turismóloga, vejo o valor sonoro e cultural das músicas e elas veem cada uma sua parte. Mas prefiro que cada um tire suas próprias conclusões.

"O CRAVO NÃO BRIGOU COM A ROSA

Texto de Luiz Antônio Simas

Chegamos ao limite da insanidade da onda do politicamente correto. Soube dia desses que as crianças, nas creches e escolas, não cantam mais O cravo brigou com a rosa. A explicação da professora do filho de um camarada foi comovente: a briga entre o cravo - o homem - e a rosa - a mulher - estimula a violência entre os casais. Na nova letra "o cravo encontrou a rosa/ debaixo de uma sacada/o cravo ficou feliz /e a rosa ficou encantada".
Que diabos é isso? O próximo passo é enquadrar o cravo na Lei Maria da Penha. Será que esses doidos sabem que O cravo brigou com a rosa faz parte de uma suíte de 16 peças que Villa Lobos criou a partir de temas recolhidos no folclore brasileiro?
É Villa Lobos, cacete!
Outra música infantil que mudou de letra foi Samba Lelê. Na versão da minha infância o negócio era o seguinte: Samba Lelê tá doente/ Tá com a cabeça quebrada/ Samba Lelê precisava/ É de umas boas palmadas. A palmada na bunda está proibida. Incita a violência contra a menina Lelê. A tia do maternal agora ensina assim: Samba Lelê tá doente/ Com uma febre malvada/ Assim que a febre passar/ A Lelê vai estudar.
Se eu fosse a Lelê, com uma versão dessas, torcia pra febre não passar nunca. Os amigos sabem de quem é Samba Lelê? Villa Lobos de novo. Podiam até registrar a parceria. Ficaria assim: Samba Lelê, de Heitor Villa Lobos e Tia Nilda do Jardim Escola Criança Feliz.
Comunico também que não se pode mais atirar o pau no gato, já que a música desperta nas crianças o desejo de maltratar os bichinhos. Quem entra na roda dança, nos dias atuais, não pode mais ter sete namorados para se casar com um. Sete namorados é coisa de menina fácil. Ninguém mais é pobre ou rico de marré-de-si, para não despertar na garotada o sentido da desigualdade social entre os homens.
Dia desses alguém [não me lembro exatamente quem se saiu com essa e não procurei a referência no meu babalorixá virtual, Pai Google da Aruanda] foi espinafrado porque disse que ecologia era, nos anos setenta, coisa de viado. Qual é o problema da frase? Ecologia, de fato, era vista como coisa de viado. Eu imagino se meu avô, com a alma de cangaceiro que possuía, soubesse, em mil novecentos e setenta e poucos, que algum filho estava militando na causa da preservação do mico leão dourado, em defesa das bromélias ou coisa que o valha. Bicha louca, diria o velho.
Vivemos tempos de não me toques que eu magôo. Quer dizer que ninguém mais pode usar a expressão coisa de viado ? Que me desculpem os paladinos da cartilha da correção, mas isso é uma tremenda babaquice. O politicamente correto é a sepultura do bom humor, da criatividade, da boa sacanagem. A expressão coisa de viado não é, nem a pau (sem duplo sentido), ofensa a bicha alguma.
Daqui a pouco só chamaremos o anão - o popular pintor de roda-pé ou leão de chácara de baile infantil - de deficiente vertical . O crioulo - vulgo picolé de asfalto ou bola sete (depende do peso) - só pode ser chamado de afrodescendente. O branquelo - o famoso branco azedo ou Omo total - é um cidadão caucasiano desprovido de pigmentação mais evidente. A mulher feia - aquela que nasceu pelo avesso, a soldado do quinto batalhão de artilharia pesada, também conhecida como o rascunho do mapa do inferno - é apenas a dona de um padrão divergente dos preceitos estéticos da contemporaneidade. O gordo - outrora conhecido como rolha de poço, chupeta do Vesúvio, Orca, baleia assassina e bujão - é o cidadão que está fora do peso ideal. O magricela não pode ser chamado de morto de fome, pau de virar tripa e Olívia Palito. O careca não é mais o aeroporto de mosquito, tobogã de piolho e pouca telha.
Nas aulas sobre o barroco mineiro, não poderei mais citar o Aleijadinho. Direi o seguinte: o escultor Antônio Francisco Lisboa tinha necessidades especiais... Não dá. O politicamente correto também gera a morte do apelido, essa tradição fabulosa do Brasil.
O recente Estatuto do Torcedor quer, com os olhos gordos na Copa e 2014, disciplinar as manifestações das torcidas de futebol. Ao invés de mandar o juiz pra putaqueopariu e o centroavante pereba tomar no olho do cu, cantaremos nas arquibancadas o allegro da Nona Sinfonia de Beethoven, entremeado pelo coro de Jesus, alegria dos homens, do velho Bach.
Falei em velho Bach e me lembrei de outra. A velhice não existe mais. O sujeito cheio de pelancas, doente, acabado, o famoso pé na cova, aquele que dobrou o Cabo da Boa Esperança, o cliente do seguro funeral, o popular tá mais pra lá do que pra cá, já tem motivos para sorrir na beira da sepultura. A velhice agora é simplesmente a "melhor idade".
Se Deus quiser morreremos, todos, gozando da mais perfeita saúde. Defuntos? Não. Seremos os inquilinos do condomínio Cidade do pé junto.

Abraços

Luiz Antônio Simas
(Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História do ensino médio)."







Retornei

Já faz uns dias que retornei, mas só hoje consegui um tempinho para mexer no blog.
Em instantes, publicarei algumas coisinhas.

Beijos,
Rosa

14/12/2010

Aviso

Olá, queridos leitores

Estarei fora por uns dias.
Aproveitem para ver reler os posts antigos de seu interesse e ver as fics antigas.
Em breve, voltarei.

Beijos,
Rosa Maria

12/12/2010

Amigo Secreto das Garotas Fantásticas de Forks, ou seja, do Sindicato do Fã

Hoje, foi um dia muito bom, porque pude estar ao lado das minhas grandes amigas: Ca, Crix, Dona Neide, Patty, Vivi, Fabi e Rosana.
Foi realizado o tradicional amigo secreto do Sindicato do Fã e a entrega dos presentes atrasados: as encomendas da Vivi, o presente de aniversário da Carine e o meu presente de aniversário e Dia do Turismólogo.
Passei um dia como há muito não passava: diverti-me ao lado de pessoas que eu amo e amam-me de volta!
Alguns destaques do dia:
1 - A Fabi cometeu um pequeno deslize e trouxe um presente que a Ca já tinha. Na verdade, quem cometeu o engano foi a anta do vendedor da livraria.
2 - A Fabi, de novo, queria roubar os novos pockets da Vivi, mas ganhou da Crix uma caixa cheia de Edward! Não precisam ficar com inveja, meninas!
3 - Ganhei meu baby Jake!
4 - A força que encontrei nesse grupo é maior do que qualquer coisa. Obrigada, meu Deus, pelas amigas maravilhosas que tenho. Elas não me deixaram cair e nunca me deixarão!
5 - Para não perder o costume, passamos nas Lojas Americanas e fizemos compras!
6 - A Fabi e a Vivi são a novadupla dinâmica do Sindicato do Fã.
7 - Mandei fazer toalhinhas personalizadas para o meu Fã Clube. Esperam que todas tenham gostado. são exclusivas.

Esqueci de algo? Meninas, por favor, escrevam se esqueci de algo.

Abaixo, pode-se ver algumas fotos magníficas:














Muito obrigada por tudo, meninas!

Vida Longa e Próspera! Que a força esteja com vocês! You're my life now! E lembrem-se: The truth is out there and Trust no one, only in Sindicato do Fã!

04/12/2010

Sobre o Narnia Day | MundoNarnia.com - Seu portal para As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Sobre o Narnia Day MundoNarnia.com - Seu portal para As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Cinemak com promoção do Peregrino da Alvorada | MundoNarnia.com - Seu portal para As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Cinemark com promoção do Peregrino da Alvorada MundoNarnia.com - Seu portal para As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada

Dicas Culturais, Natal, Novidades e Viagens - Tudo em só post!

Olá, pessoas!

Que bom vê-los por aqui de novo!

Vim dar minhas cosutmeiras dicas e começo com a Reabertura do SESC Belenzinho! Fiquei muito feliz com a volta desse espaço tão bom para lazer. A programação pode ser encontrada no site http://www.sescsp.org.br/ Por enquanto, as atividades são gratuitas.

Trago também uma seleção natalina:

- Shopping Center Norte - Travessa Casalbuono, 120.
Horário: 10h00min às 22h00min

Uma casa em tamanho real que revela mágicas surpresas. A cada dia de Dezembro, uma porta é aberta e revela um boneco diferente.

- Parque da Água Branca - Avenida Francisco Matarazzo, 455

A árvore de 30 m de altura pode ser vista à distância. É acesa pontualmente às 18h30min.

Para mais dicas: www.cidadedesaopaulo.com/natal

Em uma das minhas aventuras de trabalho no Hospital Infantil Cândido Fontoura, descobri um ponto encantador na Rua Siqueira Bueno, 1798 - Mooca: Toda da Leitura. É uma locadora de livros. Maiores informações: http://www.tocadaleitura.com.br/ É bem interessante e recomendo entrar no site para saber como funciona.

Se quer fazer algum curso online, tenho duas dicas: http://www.capacitacaoemturismo.org.br/ (Cursos na área de Turismo, iniciativa do Governo Federal) e http://www.olaturista.org.br/ (Parceria entre Ministério do Turismo e Fundação Roberto MArinho oferece cursos de idiomas online).

E tenho uma dica de viagem: 2° Cruzeiro Católico - Navegando com Nossa Senhora no MSC Armonia
3 noites
Santos / Rio de Janeiro / Búzios / Santos
Saída: 01 de fevereiro de 2011
Consulte-me ou consulte seu agente de viagens.

Por enquanto é só.